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Para especialista, jogos
eróticos precisam conquistar mulheres
THÉO AZEVEDO
Colaboração para a Folha de S.Paulo
Veterana da indústria de games, Brenda Brathwaite passou 23
dos seus 39 anos de idade envolvida com a criação de jogos
eletrônicos. Ela foi uma das líderes no desenvolvimento de
Playboy: The Mansion e viu no sexo nos games uma seara para
estudar e explorar.
Brathwaite fundou uma mesa de discussão na Associação
Internacional dos Desenvolvedores de Games para debater o
assunto e, no final do ano, lança nos Estados Unidos o livro
"Sex in Videogames". Em entrevista à Folha, ela disse
que os jogos eróticos, embora ainda voltados aos homens
heterossexuais, têm com trunfo permitir aos jogadores
explorar sua sexualidade sem riscos ou tabus.
Folha - O ser humano precisa de sexo nos games?
Brenda Brathwaite - Não precisamos de sexo nos games
mais que precisamos nos livros, filmes e músicas, mas ele
está aí. É parte integral e essencial da experiência humana
e foi influente na obra de Homer ou Shakespeare. Não chega a
ser surpreendente que o conteúdo sexual encontre seu caminho
na história do games adultos.
Folha - O que é necessário para criar jogos eróticos de
qualidade?
Brathwaite - Os melhores games de sexo permitem aos
seres humanos interagir com os outros, proporcionando uma
série de opções para explorar sua sexualidade e desejos, sem
fazê-los se sentir "banalizados".
Atualmente, vários RPGs massivos on-line tem elementos de
sexo emergindo --material que os produtores não criaram, mas
que surgiram mesmo assim. As pessoas ficam juntas o tempo
todo e os MMOVSGs (RPGs massivos on-line de sexo virtual)
esperam expandir isso. Além disso, historicamente jogos que
aliaram sexo e humor, como a série Leisure Suit Larry, se
saíram muito bem.
Folha - Você acha que o apelo dos jogos eróticos é igual
para homens e mulheres?
Brathwaite - Não existem jogos eróticos voltados à
mulher. Eu procuro mais e mais, apenas para ter certeza, mas
eles são todos voltados aos homens heterossexuais.
Folha - O que exatamente uma mulher procura em um jogo
sexual?
Brathwaite - Eu poderia dizer que as mulheres buscam
algo mais visual, que as permita conversar e conhecer
pessoas, provendo um senso de segurança no qual elas se
sintam livres para explorar sua sexualidade sem serem
perturbadas ou constrangidas.
Vários MMOVSGs que estão em desenvolvimento esperam
conseguir isso, porém, ainda há um desafio enfrentado por
estes games: as pessoas esperam jogar simplesmente para
conseguir alguém. De alguma forma, isso adiciona um grau de
promiscuidade que pode causar desconforto às mulheres.
Eu acredito que uma das razões que atraem as mulheres aos
RPGs massivos on-line convencionais é que elas podem ter
tudo o que citei acima sem expectativas de ficar com alguém.
Folha - As relações virtuais entre homens e mulheres
podem migrar para o real?
Brathwaite - Eu penso que as relações on-line
refletem as do mundo real, talvez com um pouco menos de
risco e um pouco mais de recompensa. Por exemplo: uma mulher
pode sentir-se mais à vontade conversando sobre um fetiche
com um homem em Second Life e que ela não revelaria à sua
melhor amiga.
Os mundos on-line proporcionam um grau de segurança aos
jogadores que os permite experimentar seus desejos, escolhas
e sexualidade, de várias maneiras.
Folha - Quais possibilidades um jogo pode oferecer para a
vida sexual?
Brathwaite - Eu mencionei os MMOVSGs e muitos jogos
ainda em desenvolvimento, como Rapture Online e Spend the
Night, permitirão a solteiros ou casais explorar sua
sexualidade. Os games ainda não são aplicados na área da
terapia sexual, mas estou certa de que quando os MMOVSGs
foram lançados, muitos serão empregados com esse propósito.
Folha - Os games oferecerão novas maneiras de sexo?
Brathwaite - Não. Cada nova peça da tecnologia, desde
a imprensa até a câmera, passando pelo telefone,
videocassete e a internet, tornou-se condutora de conteúdo
sexual. Qualquer nova tecnologia criada, em 24 horas, é
usada por alguém para exibir conteúdo sexual. De qualquer
maneira, este novo conteúdo não mudou centenas de anos.
Podemos inventar uma nova tecnologia, mas não inventaremos
novas maneiras de ter sexo.
Folha - Jogos como God of War não são eróticos, mas têm
do gênero. Por que estas possibilidades estão sendo
aproveitadas somente agora?
Brathwaite - Porque não podiam fazer isso antes. Os
produtores assustavam-se diante do conteúdo sexual por causa
das classificações etárias, revendedores e políticos.
Porém, jogos como God of War mostram que o sexo pode ser
utilizado nos games. O desenvolvimento das relações humanas
e de conteúdo sexual nos games está nos primeiros anos de
formação. Temos muito a aprender sobre como reproduzir
relações humanas nos games.
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