Internet ameaça receita de operadoras de celular


Os lançamentos de celulares de médio preço capazes de fazer chamadas tanto via redes móveis convencionais quanto pela Internet, usando conexões com tecnologia WiFi, serão uma boa notícia para os usuários interessados em reduzir suas contas telefônicas este ano. Mas pode não ser tão agradável para as operadoras de telefonia móvel, que perderão receita caso as pessoas decidam realizar mais ligações que passam por redes de Internet em alta velocidade, onde os custos são mais baixos. Isso poderá ser feito tanto em casa, quanto no trabalho.

Este ano, todas as grandes fabricantes de celulares começarão a vender modelos de dupla capacidade (que se conectam a redes celulares e de Internet sem fio). Os aparelhos desse tipo já têm nome, "cell-fi", e incluem novos modelos anunciados durante a maior feira mundial da telefonia móvel, a 3GSM, esta semana.

O grupo de pesquisa Gartner e outros estimam que cerca de 20 modelos diferentes de celulares capazes de se conectarem a redes WiFi estarão disponíveis em 2006, e a projeção de vendas é de cerca de 20 milhões de unidades este ano.

A maioria dos aparelhos será produzida pela Nokia, líder entre as fabricantes de celulares, e nessa fase a maior parte dos modelos serão focados em usuários em empresas. Sony Ericsson, Motorola, Palm, Research In Motion (fabricante do Blackberry), UTStarcom e outros fabricantes de produtos eletrônicos também apresentarão novos modelos.

Cerca de metade das empresas norte-americanas pesquisadas pela Forrester Research expressaram interesse nos celulares com capacidade WiFi, na expectativa de redução de custos com chamadas.

Os fabricantes pioneiros de equipamentos para telefonemas sem fio via Internet - empresas norte-americanas como a Cisco - dispõem de sistemas WiFi que atendem há anos funcionários de todas as suas instalações.

Também estão entre os primeiros a adotar a telefonia via Internet, conhecida como Voice over Internet Protocol (VoIP). "Para eles, adotar conexão sem fio para os sistemas VoIP representava uma evolução natural", disse Frank Hanzlik, diretor executivo da WiFi Alliance.

O conceito agora está sendo ampliado aos consumidores, com preços mais baixos de conexão servindo de estímulo.
 
Reuters

 
 

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