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Internet ameaça receita de
operadoras de celular
Os
lançamentos de celulares de médio preço capazes de fazer chamadas tanto
via redes móveis convencionais quanto pela Internet, usando conexões com
tecnologia WiFi, serão uma boa notícia para os usuários interessados em
reduzir suas contas telefônicas este ano. Mas pode não ser tão agradável
para as operadoras de telefonia móvel, que perderão receita caso as
pessoas decidam realizar mais ligações que passam por redes de Internet
em alta velocidade, onde os custos são mais baixos. Isso poderá ser
feito tanto em casa, quanto no trabalho.
Este ano, todas as grandes fabricantes
de celulares começarão a vender modelos de dupla capacidade (que se
conectam a redes celulares e de Internet sem fio). Os aparelhos desse
tipo já têm nome, "cell-fi", e incluem novos modelos anunciados durante
a maior feira mundial da telefonia móvel, a 3GSM, esta semana.
O grupo de pesquisa Gartner e outros
estimam que cerca de 20 modelos diferentes de celulares capazes de se
conectarem a redes WiFi estarão disponíveis em 2006, e a projeção de
vendas é de cerca de 20 milhões de unidades este ano.
A maioria dos aparelhos será produzida
pela Nokia, líder entre as fabricantes de celulares, e nessa fase a
maior parte dos modelos serão focados em usuários em empresas. Sony
Ericsson, Motorola, Palm, Research In Motion (fabricante do Blackberry),
UTStarcom e outros fabricantes de produtos eletrônicos também
apresentarão novos modelos.
Cerca de metade das empresas
norte-americanas pesquisadas pela Forrester Research expressaram
interesse nos celulares com capacidade WiFi, na expectativa de redução
de custos com chamadas.
Os fabricantes pioneiros de
equipamentos para telefonemas sem fio via Internet - empresas
norte-americanas como a Cisco - dispõem de sistemas WiFi que atendem há
anos funcionários de todas as suas instalações.
Também estão entre os primeiros a
adotar a telefonia via Internet, conhecida como Voice over Internet
Protocol (VoIP). "Para eles, adotar conexão sem fio para os sistemas
VoIP representava uma evolução natural", disse Frank Hanzlik, diretor
executivo da WiFi Alliance.
O conceito agora está sendo ampliado
aos consumidores, com preços mais baixos de conexão servindo de
estímulo.
Reuters
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