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Golpe na web
usa "ligação telefônica" para roubar dados bancários
da France Presse, em Washington
Clientes de um banco da Califórnia (EUA) receberam recentemente
mensagens de e-mail pedindo que ligassem para seu banco devido a
problemas em sua conta. Era mais um golpe de piratas virtuais,
que tinham por objetivo obter informações financeiras, em um
novo método criminoso batizado de vishing.
A fraude pela internet conhecida como phishing, na qual as
pessoas recebem um e-mail que os direciona a um site falso com a
finalidade de obter seus dados financeiros, já existe há anos,
mas o novo caso registrado na Califórnia representa um novo tipo
de golpe, informaram funcionários do governo norte-americano e
especialistas em segurança.
Diferente do phishing, o chamado vishing se baseia na telefonia
VoIP ("voice over Internet Protocol", ou voz sobre IP,
tecnologia em que a voz trafega não pela linha telefônica, mas
pelo cabo da internet, portanto sem cobrança de pulsos
telefônicos). Em vez de levar o internauta a um site falso, o
novo golpe o induz a ligar para um número --como uma ligação
telefônica, mas pelo sistema VoIP-- e declarar seus dados
bancários.
"É um fenômeno bastante novo", disse Lisa Hone, assistente de
direção do gabinete federal para a proteção dos consumidores.
Os criminosos responsáveis pelos e-mails enviados a clientes do
Santa Barbara Bank and Trust, da Califórnia, ainda não foram
capturados, mas o banco alertou seus clientes sobre a fraude. O
e-mail pedia aos clientes que ligassem para um número
aparentemente local para solucionar um problema em sua conta.
Segundo a empresa de segurança na internet Websense, quando
ligavam, os clientes ouviam uma mensagem gravada pedindo para
que dessem o número da conta. A Websense
divulgou uma cópia do falso e-mail,
com link para a gravação fraudulenta, em 23 de junho.
Dan Hubbard, vice-presidente de investigação sobre segurança na
Websense, informou que o grupo avisou o banco, filial do Pacific
Capital Bancorp. A instituição não quis comentar o caso, mas mas
o site do banco alertou seus clientes sobre o problema.
"Definitivamente é uma nova tendência. É algo que está
aumentando, mas ainda não é tão grande quanto a ameaça de sites
falsos na internet ou atividades criminosas mediante códigos
enganosos. Estamos falando de dezenas de milhares contra um
punhado de casos", disse Hubbard. Ele advertiu que fraudes
similares foram tentadas com usuários da companhia de pagamentos
pela internet PayPal e do site de leilões eBay.
Uma fraude baseada no sistema VoIP pode ser montado com muita
facilidade, segundo especialistas em segurança. Há relativamente
poucas companhias que oferecem esse serviço, e em geral há menos
controles do que quando se abre uma conta em uma companhia
tradicional.
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