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Grupo de telefonia online Jajah está perto do milhão de
usuários
da Folha Online
com Reuters, em São Francisco
A empresa européia Jajah, especializada na redução dos custos de
telefonemas interurbanos e internacionais, deve conquistar seu
primeiro milhão de assinantes ainda este ano, segundo um dos
fundadores da empresa.
"Estamos confiantes na possibilidade de termos mais de um milhão
de assinantes até o final do ano", disse Daniel Mattes,
co-fundador da Jajah, em entrevista à Reuters. "Estamos perto do
um milhão", disse ele sobre o número de clientes da empresa
iniciante.
O serviço "Jajah" permite que usuários realizem ligações
interurbanas ou internacionais gratuitamente --ou por muito
menos do que as tarifas normais--, usando linhas fixas e móveis
de telefonia ou pela internet.
Fundada em 2005 por Mattes e seu sócio Roland Scharf,
empresários austríacos do setor de software, a Jajah faz parte
de uma nova categoria de empresas que usam a internet para
fornecer serviços telefônicos.
Ao quantificar seus resultados pela primeira vez desde o início
de suas operações, em fevereiro, a Jajah está tentando
demonstrar seus avanços como uma nova alternativa de comunicação
às tradicionais tarifas das operadoras.
Os clientes da Jajah estão distribuídos igualmente entre a
América do Norte, Ásia e Europa, disse Mattes. China, Cingapura
e Hong Kong são seus mercados asiáticos mais ativos.
Em média, um usuário pagante da Jajah gasta cerca de dez dólares
ao mês, ou 100 dólares ao ano, disse Mattes. Embora os
telefonemas sejam gratuitos, 85% dos usuários fazem telefonemas
pagos a moradores de países sobre os quais são cobradas pequenas
tarifas.
Em contraste com a variedade de alternativas aos serviços
telefônicos --baseadas em serviços de voz por protocolo de
Internet (VoIP)--, o sistema Jajah não requer equipamento
especial, download de software ou contratos formais.
Ao longo da última década, surgiram dezenas de alternativas para
as tradicionais tarifas cobradas pelas operadoras convencionais,
mas a maioria exige mudanças no comportamento dos consumidores.
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