NOVA YORK (Reuters) - O site de relacionamentos amorosos
Match.com decidiu contratar um stylist para ajudar usuários
tímidos a construírem uma imagem bacana de si mesmos na hora de
buscar um parceiro na rede.
Em sua maior campanha publicitária desde que o site foi
lançado, há 11 anos, o Match espera que as dicas dêem aos mais
reticentes a certeza de que não vão passar ridículo ao usar
lugares mais públicos, como a Internet, para procurar
relacionamentos.
"Com esta campanha, estamos trabalhando para superar o
estigma pessoal que algumas pessoas possam ter, (dizendo) 'Legal
que meus amigos estão no Match, mas eu nunca iria"', disse o
presidente-executivo Jim Safka à Reuters.
O Match.com é um segmento importante para o crescimento da
IAC/InterActive Corp., o conglomerado de Barry Diller na
Internet, onde o faturamento com anúncios pessoais cresceu 22
por cento, atingindo 80 milhões de dólares no terceiro
trimestre.
A busca por relacionamentos amorosos na Internet é um negócio
que movimenta mais de meio bilhão de dólares por ano nos Estados
Unidos, mas alguns analistas acham que esse setor pode perder
fôlego.
As salas de bate-papo estão cheias de histórias de sucessos e
fracassos de relacionamentos virtuais, e alguns solteiros
frustrados preferem voltar às formas tradicionais de encontrar
um parceiro.
Os sites de namoro, por sua vez, investem em tecnologia para
melhor "encaixar" os parceiros com base em seus interesses e
crenças, assim como para afastar perfis e fotos falsos ou
ultrapassados.
Mas Safka acha que o importante para conquistar novos membros
será ajudá-los a encontrar sua voz online, para liberar o
roqueiro ou poeta lírico que existe atrás de cada internauta.
"As pessoas são muito mais interessantes, muito mais
dinâmicas e atraentes do que seus retratos e perfis muitas vezes
mostram. As pessoas que têm fotos mais velhas ou se representam
de alguma forma distorcida não se dão bem no Match."
As campanhas anteriores do setor normalmente davam ênfase à
possibilidade de sucesso, com inúmeras fotos de casais felizes
formados pela rede. Na campanha do Match.com, que começa na
terça-feira, a estratégia é apresentar 26 (ainda) solteiros em
anúncios de TV, rádio, imprensa e da própria Internet.
Para os anúncios, a fotógrafa de moda Peggy Sirota clicou em
preto e branco os solteirões sorridentes e animados, numa faixa
etária dos 20 aos quase 70 anos.
Jay Manuel, stylist das celebridades, conhecido por sua
participação no reality show "America's Next Top Model", dá no
site um curso rápido sobre como ajudar amadores a encontrarem
seu melhor ângulo na frente da câmera e sua expressão mais
atraente.
Suas dicas para fazer de qualquer pessoa um modelo: tire a
foto usando flash, mas numa sala iluminada naturalmente; roupas
pretas costumam ser melhores para fotos do rosto; e tente
colocar um ventilador por perto para dar um aspecto mais
descontraído e dinâmico à sua imagem.