Serviço permite pagar taxi com cartão
SÃO PAULO - Um novo serviço promete tornar mais simples e seguro o pagamento de corridas de taxi com cartões de débito e crédito.
Chamado de Taxipass, o serviço é baseado na instalação de um taxímetro integrado a um leitor de cartões, uma impressora de comprovante, chip GPS e software de localização.
O serviço permite ao passageiro pagar a corrida com cartão e receber um comprovante com as distâncias percorridas, os endereços de saída e chegada, nome do motorista e dados do veículo que realizou o trajeto. Os dados de deslocamento são fornecidos pelo sistema GPS.
O valor a ser pago é determinado automaticamente, quando o motorista pára o taxímetro. A emissão do comprovante é feita mesmo se o passageiro opta pelo pagamento em dinheiro ou cheque. O uso do comprovante torna a viagem mais segura e dá ao passageiro garantias de que ele está pagando o preço justo pelo serviço.
Este mês, cinco veículos circulam por São Paulo com o sistema instalado, em projeto piloto. A Taxipass espera estrear o serviço comercialmente em fevereiro deste ano. Taxistas e cooperativas poderão optar por comprar ou alugar o equipamento.
O aparelho deve custar em torno de R$ 2,5 mil para compra ou R$ 70,00 o aluguel.
A empresa responsável pelo projeto acredita que o investimento no sistema será superado pelos ganhos de aumento no número de corridas, já que a facilidade e segurança serão diferenciais do taxi em relação a outros carros disponíveis na praça.
Atualmente, existem alguns sistemas que permitem o pagamento com cartões em taxis da cidade, baseados no uso de leitores móveis de cartão.
|