|
Câmera da Fuji fotografa com infra-vermelho
SÃO PAULO - A nova câmera Finepix IS-1, da Fujifilm, faz fotos com raios infravermelhos.
A câmera tem aparência idêntica à da Finepix S9100, modelo superzoom de uso geral da Fujifilm. Tem objetiva zoom de 10,7x, de 28 a 300 mm, sensibilidade até ISO 1 600 (para luz visível) e sensor de 9 megapixels.
A diferença é que, além de registrar fotos com luz visível, a IS-1 é capaz de captar luz infravermelha. Segundo a Fujifilm, ela trabalha com luz de 400 a 900 nanômetros. O fotógrafo pode acoplar filtros à objetiva para bloquear a luz visível ou, o contrário, impedir a captação de infravermelho.
A câmera é voltada principalmente para aplicações médicas, científicas e de investigação policial. Nelas, a foto com luz infravermelha possibilita evidenciar detalhes que não aparecem na fotografia comum. Seres vivos e objetos que emitem calor, por exemplo, aparecem em destaque nesse tipo de foto.
Essa é a segunda câmera digital com sensibilidade ao infravermelho que a Fujifilm fabrica. A primeira foi a Finepix S3 Pro UVIR, que agora está sendo substituída pela IS-1. Nos Estados Unidos, o preço sugerido da IS-1 é 899 dólares. Não há, por enquanto, previsão de lançamento no Brasil.
|