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Microsoft quer comprar o Yahoo! por US$ 44 bilhões
A Microsoft fez uma oferta de compra pelo Yahoo! de 44,6 bilhões de dólares em
efetivo e ações, informou a gigante da informática em um comunicado nesta
sexta-feira.
A Microsoft assinalou que fez esta propotsa à junta diretora do Yahoo! para
adquirir o pacote de ações comuns por 31 dólares por título, "o que representa
um total de valor acionário de aproximadamente 44,6 bilhões de dólares", segundo
o comunicado.
A oferta representa 62% de ágio acima do preço de fechamento das ações do Yahoo!
na quinta-feira, segundo ainda a nota.
O texto indica que os acionistas do Yahoo! poderão escolher entre receber em
efetivo ou um número determinado de ações da Microsoft, com o que sua oferta
total consistirá em uma parte em dinheiro e outra em títulos.
"Temos um grande respeito pelo Yahoo!, e juntos podemos oferecer um crescente
conjunto apaixonante de soluções para os consumidores, editores e anunciantes
quando estivermos melhor posicionados para competir no mercado dos serviços
on-line", afirmou o chefe executivo da Microsoft, Steve Ballmer.
"Acreditamos que nossa combinação dará um valor superior a nossos respectivos
acionistas e melhores opções e inovação a nossos clientes e sócios na
indústria", acrescentou o empresário.
O anúncio foi feito antes da abertura dos mercados nos Estados Unidos, um dia
depois que o ex-chefe executivo do Yahoo!, Terry Semel, deixasse a junta
diretora da empresa.
A partida de Semel acontece dois depois que o Yahoo! anunciou um projeto de
redução de pessoal de 1.000 empregados como parte de um esforço para revitalizar
a companhia.
O co-fundador do Yahoo!, Jerry Yang, substituiu Semel como diretor executivo
para reforçar os lucros da firma californiana e o preço das ações.
O Yahoo! sofreu uma queda em seus lucros no quarto trimestre de 2007 e no
conjunto do ano, e advertiu que 2008 seria igualmente difícil, enquanto enfernta
uam reorganização para incrementar sua principal fonte de rendas, as vendas de
publicidade.
A empresa registrou um lucro líquido no quarto trimestre de 205,7 milhões de
dólares, uma queda de 23,5%, e para o conjunto do ano um lucro em baixa de
12,1%, a 660 milhões de dólares.
Atualmente, seu concorrente, o Google, embolsa mais de 32% de suas rendas de
publicidade na internet em nível mundial, contra menos de 20% para o Yahoo,
depois de há apenas dois anos os dois grupos registrarem posições muito
próximas.
AFP
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