Daniela Moreira, de INFO Online
SÃO PAULO - Pesquisadores da Universidade de Campinas (Unicamp) criaram um software que interpreta os sons emitidos por porcos, aves e bovinos.
O grupo da Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp levou cerca de quatro anos para desenvolver o programa, que permite avaliar se os animais estão com frio, fome, medo ou frustração.
Segundo Daniella Jorge de Moura, coordenadora do projeto, o objetivo é garantir a qualidade da carne, que é influenciada pelo bem-estar dos animais. “Há uma preocupação dos países importadores em garantir isso”, explica ela.
“Já utilizamos diversas técnicas, como análise de imagens e identificação eletrônica. Esta é mais recente”, explica a pesquisadora. “Percebemos que os produtores conseguiam identificar se os pintinhos tinham frio pela maneira que eles piavam”, conta Moura.
A equipe optou por trabalhar com suínos para desenvolver o software. “Os suínos têm a maior variedade de sons entre os animais que trabalhamos”, justifica ela.
A equipe coletou sons de mais de 100 animais de diferentes idades, em diferentes contextos. Com a biblioteca em mãos, Wagner Tomé Silva, mestre em Engenharia Agrícola pela Unicamp, desenvolveu o programa de vocalização.
Munidos de um laptop com microfone e o software instalado, os produtores podem avaliar o bem-estar da sua criação e aprimorar a qualidade da carne produzida.
O software foi desenvolvido para suínos, mas já foi adaptado para bovinos e aves. Os pesquisadores devem trabalhar com parcerias para comercializar o produto. Os abatedouros são os principais clientes potenciais.
Segundo Daniella, o software pode ser adaptado a animais domésticos, se houver demanda do segmento. A pesquisa é chefiada pela professora Irenilza de Alencar Naas e conta com recursos do CNPq.