Curitiba pode entrar para o Guinness Book, o Livro dos Recordes, por ter produzido o pão mais pesado do mundo. Na última quinta-feira, o sindicato da Panificação do Paraná fabricou um pão de 538 m de comprimento e 1,6 t, superando o recorde anterior, registrado na Polônia, com 1,1 t.
Para se chegar ao recorde, foram utilizados 1 t de farinha de trigo, 1.440 ovos, 40 kg de fermento, 100 kg de açúcar, 20 kg de sal, 40 kg de margarina, 40 kg de leite em pó, 2 kg de lecitina de soja, 2 kg de extrato de malte, 4 l de azeite de oliva e 320 l de água. Apenas para untar a forma, foram 20 kg de banha.
Toda a fabricação foi acompanhada por uma representante do Guinness no Brasil e por técnicos do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná. Os números serão levados ao escritório do Guinness no Rio de Janeiro para que a marca seja remetida a Londres, sede da organização. O recorde deve ser homologado dentro de dois meses.
Após assado e devidamente registrado, o pão foi distribuído entre as cerca de 300 pessoas que acompanharam a quebra do recorde. Parte do alimento foi doado à instituições que cuidam de crianças e portadores de deficiência da capital paranaense.
Redação Terra