Guilherme Pavarin, de INFO Online
SÃO PAULO – A comScore, companhia de pesquisa de mídia digital, divulgou hoje (23/01) a pesquisa que informa o número total de usuários de internet, divididos em continentes e nações.
Medido pelo recurso World Metrix, o estudo informou que, em dezembro de 2008, a audiência global na internet chegou a 1.007.730.000 pessoas – contabilizando pessoas acima de 15 anos com acesso em casa e/ou trabalho. O tráfego de computadores públicos e telefones móveis não foram contabilizados.
O país que lidera o número de acessos é a China, com 179.710.000 de internautas, o que corresponde a 17,8% do mundo todo. Proporcionalmente, o segundo colocado, os Estados Unidos, possuem maior inclusão digital que os chineses: são 163.300.000 de usuários, ou 16,2% dos internautas mundiais.
O Brasil tem 2,7% de toda a população virtual do mundo, com 27.688.000, ocupando a nona posição.
A Ásia, impulsionado por China e Japão, é o continente com maior número de internautas, com 41,3% de usuários do mundo. O Oriente Médio e a África são donos da menor fatia: juntos, somam apenas 4,8% da população mundial.
A dominância do Google
A pesquisa da comScore também mediu as empresas que recebem mais visitantes na internet. O topo fica com os sites do Google, que possui 775,98 milhões de usuários únicos, ou seja, cerca de 77% da população internauta do mundo visita os sites da companhia.
Os sites da Microsoft representam 64,2% dos internautas, com 646,915 milhões de visitantes. A terceira companhia com maior audiência é o Yahoo!, que com 562,571 milhões, recebe 55,8% da audiência mundial.
Para ver todos os resultados, acesse os números oficiais da pesquisa .