Diversos equipamentos eletrônicos possuem o chamado "modo de espera" (standby, em inglês), que permite que seu consumo de energia seja reduzido parcialmente enquanto ele não estiver sendo utilizado. Agora, a Fujitsu planeja elevar a economia com um computador que não consome energia quando fora de uso.
Segundo o site Digital Trends, o aparelho com o recurso que parece mentira será demonstrado durante a CeBIT 2009, feira de eletrônicos que acontece em Hannover, Alemanha, entre os dias 3 e 8 de março.
Batizado de Esprimo Green, o equipamento toma a dianteira de uma exigência da legislação européia, que tentará forçar fabricantes a criarem até 2010 equipamentos eletrônicos que consumam menos de 1 watt em modo de espera.
Também no evento, a fabricante planeja mostrar outros equipamentos ecológicos, voltados para pequenas e médias empresas, bem como sistemas antifurto, com rastreamento e controle remoto, noticiou o site VNUNet.
O Esprimo Green PC deve estar disponível no mercado internacional até o segundo semestre deste ano e chegará pouco depois de outro lançamento: um monitor de vídeo que consome 0 W (zero watts, ou seja, não consome) em modo de espera.