A TV Cultura lança na Campus Party, nesta sexta-feira, um projeto inédito para integrar lan houses em todo o País. Uma pesquisa preliminar, feita com usuários e donos desses estabelecimentos, conseguiu números bastante interessantes.
A pesquisa, realizada pela Cultura Data, ouviu 349 usuários e 27 donos de lan houses da cidade de São Paulo, em locais com variadas classes sociais, e marca o início do projeto Conexão Cultura, que visa incentivar o uso da internet com conteúdo de qualidade.
Os números da pesquisa apontam as lan houses não são mais frequentadas em sua maioria por jogadores, mas sim por pessoas que buscam acessar os mais variados tipos de conteúdos e serviços disponíveis na web. Até quem possui um PC em casa tem utilizado o serviço quando está na rua.
A maioria dos usuários tem até 24 anos de idade, pertence às classes C e D e utiliza o local para acessar serviços de comunicação como e-mails, sites de relacionamento e mensageiros instantâneos.
O lazer fica com outra boa porção da atenção dos usuários: além dos jogos, ainda presentes, seguem-se a busca por notícias, upload de vídeos ou fotos e acesso a mídias como vídeo e música. O download de conteúdo fica com apenas 17% desse público.
Parcelas menores ¿ mas ainda assim significativas ¿ dos entrevistados citaram ainda a busca por serviços do governo, consultas a pesquisas de produtos, consultas bancárias, treinamentos e assuntos relacionados à educação.
O projeto, que deve começar a funcionar dentro de três meses em São Paulo, busca atingir dois milhões de frequentadores de lan houses. Para isso, foi desenvolvido um aplicativo que, uma vez instalado nos terminais, fará com que o usuário acesse conteúdos educativos, de formação profissional, cultural e de serviços. Os mais de 300 telecentros, espécie de lan house da Prefeitura de São Paulo, também receberão o aplicativo, segundo informações da TV Cultura.