|
Com o IrfanView, editar fotos é moleza
Com tantos editores de imagem disponíveis para download, o InfanView mantém seu pedaço neste mercado graças a uma característica muito particular: ele é leve e simples de usar. Se o seu PC não é dos mais velozes, o InfanView funciona na boa, abre todos os formatos importantes de fotos e permite cortá-las, redimensioná-las e editá-las.
Uma de suas funções mais interessantes é o recurso de thumbnail. Ao pressionar Control T, você vê uma lista de todas as imagens que existem em determinado diretório. Daí, é só clicar em sua preferida para ampliá-la. Como o programa não é pesado, gera thumbs leves que carregam rápido.
Outro recurso bacana é pressionar enter sobre uma foto aberta. A imagem passa a tomar a tela toda e você pode navegar para outras imagens apenas pressionando Page Up e Page Down.
O IrfanView começou como um visualizador de imagens estáticas pequeno e simples, mas compatível com praticamente todos os formatos de arquivos usuais. Se já era ideal para vasculhar aquelas pastas entupidas de figuras, virou uma solução completa para os olhos e os ouvidos.
Além de GIFs, JPEGs, BMPs, PCXs e PNGs de sempre, o IrfanView consegue visualizar até os formatos mais obscuros de bitmaps, mostrar as superproduções do webmaster em CorelDraw e Photoshop, rodar vídeos em AVI e MPEG, animações em Shockwave e Flash, áudios em MP3 e Ogg Vorbis, e muito mais.
O programa funciona em conjunto com seu scanner favorito, permite fazer alguns ajustes nas imagens (mas não espere nenhum mega-pacote gráfico) e fazer conversões em lote de um formato para outro. Acha pouco? O programador Irfan Skiljan ainda estende a funcionalidade do IrfanView com uma série de plugins que podem ser obtidos em seu site. Lá também é possível baixar os pacotes de tradução para deixar os menus do programa em português.
Um dos plugins mais legais é o que permite salvar imagens para internet (save for web). O recurso otimiza a fotografia do ponto de vista do tamanho do arquivo, tornando-o ideal para publicar em sites e blogs
|