Uma equipe de pesquisadores da Philips desenvolveu uma jaqueta que intensifica as emoções do espectador durante um filme, por meio de cutucadas, apertos e tapinhas. Com a peça, noticiou o blog
Gizmodo, é possível "causar um arrepio na espinha do espectador e criar a sensação de tensão nos membros", segundo Paul Lemmens, coordenador da equipe.
A jaqueta foi apresentada nesta semana durante a World Haptics Conference, em Salt Lake City, nos Estados Unidos. A peça tem mecanismos vibratórios que simulam forças externas, mas isso não significa a reprodução de chutes e socos de filmes de ação, por exemplo, disse Lemmens ao site IEE Spectrum.
A peça é controlada por 64 acionadores independentes espalhados pelas mangas e pelo torso. Eles são divididos em 16 grupos de quatro e ligados em série, e cada grupo compartilha um microprocessador. A jaqueta funciona com duas pilhas AA, que podem durar até uma hora, segundo o Gizmodo. Os movimentos respondem a sinais codificados em um DVD ou programa específicos para a jaqueta.
Lemmens disse ao IEE Spectrum que não tem planos de criar uma calça para formar um conjunto com a jaqueta, mas que há possibilidade infinitas de aplicação dessa tecnologia e que os indutores de emoções podem ser usados em praticamente qualquer coisa.
Redação Terra