Como nova forma de proteger
computadores e notebooks de bisbilhoteiros e até de ladrões, a empresa Phoenix Technology criou um
software que detecta o afastamento do usuário de sua máquina. O programa estabelece uma conexão via
Bluetooth com um aparelho
celular e ao detectar que certa distância foi ultrapassada, automaticamente ativa a proteção por senha do computador.
O software, chamado de Phoenix Freeze, está disponível para as versões XP e Vista do Windows, segundo o site Security Focus. Cary Hayward, diretor de produto da empresa afirma que "um dos objetivos principais do programa é manter seu computador não-vulnerável.
Ele vai fundo no processo de autenticação, bloqueando o sistema." O aplicativo faz parte da suíte de ferramentas de segurança PC 3.0 criada pela empresa, que inclui produtos mais conhecidos, como o gerenciador de boot AwardBIOS e o aplicativo anti-espionagem FailSafe.
O funcionamento do software é bem simples: ele estabelece uma conexão Bluetooth entre o computador e o telefone celular do usuário em questão. Ao detectar atenuação no sinal do aparelho, o software deduz que o proprietário se afastou do equipamento e automaticamente o bloqueia. Quando a intensidade do sinal é reestabelecida, o programa desbloqueia a máquina, assumindo que seu dono se encontra por perto.
Além de simplesmente bloquear a máquina, o Freeze também pode colocar o equipamento em estado de espera, conta o Engadget. Também é possível ajustar a distância à qual o programa deve responder e até controlar mais de um computador.
O software pode ser baixado gratuitamente no endereço /www.phoenixfreeze.com, informa o site Crunch Gear, que também traz um vídeo de demonstração do produto.
Geek