O Firefox é um navegador considerado bastante poderoso, e muitos usuários assim o consideram graças em grande parte à enorme quantidade de componentes extras que existem para ele, abrindo um grande leque de recursos.
No entanto, segundo um ditado popular afirma, "nem tudo que reluz é ouro". Se existe algo em que o Firefox continua falhando, segundo alguns analistas, é a quantidade exorbitante de recursos consumidos, que também é apontado como a causa de outros problemas, como o aquecimento excessivo de computadores ultra portáteis.
O próprio pessoal da fundação Mozilla (criadores do Firefox) tem uma área na seção de suporte, intitulada "Firefox consome muitos recursos do CPU" em que detalham justamente o referido problema do Firefox com o alto consumo de processamento e as possíveis correções (amenizando o teor preocupante dessa seção, os desenvolvedores afirmam que o consumo excessivo de CPU pelo Firefox só ocorre em determinados sites).
A existência desta página na seção de suporte do Mozilla pode ser considerada por alguns como algo que enfraquece o navegador, mas por outro lado, é positivo reconhecer as falhas para buscar soluções, levando-se em conta ainda que esconder o óbvio nunca funciona e geralmente só tende a piorar a imagem do produto. Para conferir o documento na íntegra (em inglês), vá ao endereço support.mozilla.com/en-US/kb/Firefox+consumes+a+lot+of+CPU+resources.