O UOL foi o vencedor entre os portais brasileiros com 40% dos votos. De acordo com o Ibope, o portal teve uma média mensal de 15 271 milhões de visitantes únicos domiciliares no Brasil em 2008. Para Marcelo Epstejn, diretor-geral do site, a reformulação de algumas plataformas do site, como o webmail, bate-papo com vídeo e TV UOL. “A proposta é entender o que o usuário utiliza, para então, oferecer”, diz.
Os brasileiros, que em 2009 ficaram praticamente órfãos do site de músicas Last.FM, decidiram que o serviço Comes with Music, da Nokia, foi o melhor do ano. Ele permite que donos de celulares da linha Xpress Music baixem músicas direto no aparelho. “Em um mercado em que as vendas das mídias convencionais, como CDs, estão caindo e o conteúdo digital está crescendo, essa é a tendência. Em 2010, pretendemos chegar nas redes sociais”, afirma Fiore Mangone, gerente de produtos e desenvolvimento de negócios da Nokia.
E, na hora de comprar online, o Submarino saiu na frente com 76% dos votos. Jorge Alberto Reis, diretor de atendimento ao cliente, negócios corporativos e Ingresso.com, afirma que isso se deve à identificação entre os usuários e o site, criado há uma década. “Queremos responder às exigências do cliente, por isso, adicionamos recursos de interatividade ao portal”, diz. “A ideia não é só distribuir preços, mas entregar um bom serviço”
Já na categoria Live News, o portal Globo.com superou sites gringos como CNN.com e TechCrunch e mostrou que brasileiros também sabem fazer jornalismo em tempo real. O site global conquistou 74% dos leitores da INFO.
O provedor de banda larga Global Village Telecom, ou GVT, arrematou 39% dos votos da categoria Banda Larga. Presente em 14 estados e no Distrito Federal, a empresa foca o mundo corporativo, com pacotes de até 100 Mbps em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.