O aparelho possui o software TempoMusic, desenvolvido pela Phillips, que é o responsável pela análise das características das músicas que estão no aparelho e escolha da mais apropriada para o ritmo do exercício. O programa também solicita que o usuário identifique as canções que considera mais estimulantes, para que sejam acionadas nos momentos mais duros dos treinos.
Parecido com um relógio, o Activa pode ser usado no pulso ou preso em uma faixa no braço. De acordo com o site CNET, o dispositivo também oferece através de áudio informações como o número de calorias queimadas, tempo e distância percorrida. Há ainda um site no qual podem ser carregados os dados e acompanhados os treinos.
Segundo o blog Gadget Lab da revista Wired, o aparelho possui um inconveniente: ele corta as músicas no meio para passar para a seguinte, que o aparelho considera mais adequada para o ritmo do exercício.
O Activa pode armazenar até 4GB de música, ou cerca de 500 canções, e custa US$ 130 (equivalente a pouco mais de R$ 225). O aparelho deverá estar disponível no mundo inteiro a partir de abril.