Durante a operação, 13 casas foram investigadas, sendo constatadas irregularidades em cinco delas. Os policiais analisaram programas de computador instalados nas máquinas desses estabelecimentos.
Os responsáveis pelas casas foram conduzidos à delegacia para prestar esclarecimentos e todo o material capturado foi levado para o mesmo endereço onde será analisado.
“Além do combate à pirataria, que já é feito nas ruas e na internet, outra frente que priorizaremos ao longo do ano será em relação às LAN Houses, por contar possivelmente com um público usuário de programas piratas”, comentou o advogado Antonio Carlos da Silva, que acompanhou toda a operação.
De acordo com a Abes, associação que defende os interesses dos fabricantes de software, a pirataria tem causado grandes prejuízos à economia paulista. Segundo estudo da International Data Corporation (IDC), citado pela Abes, em 2008 o Estado de São Paulo perdeu cerca de R$ 1,1 bilhão por causa da pirataria, valor 22% superior se comparado a 2007.