O número de computadores infectados por malwares e transformados em zumbis em redes botnet tem crescido de maneira alarmante. Um relatório recente da AVG descobriu uma rede com 55 mil PCs infectados. Outro levantamento, da Trusteer, descobriu 100 mil máquinas no Reino Unido.
O Geek List reuniu dicas básicas para não deixar seu computador infestado.
1 – Faça a atualização frequente do sistema operacional
Fique de olho se atualizações de sistema não estão sendo instaladas, pois malwares podem impedir que o sistema carregue alguns updates.
2 – Tenha softwares de antivírus e firewall
Manter um sofware antivírus atualizado é um fator fundamental em qualquer computador. Assim como os vírus, os softwares de defesa podem detectar e inutilizar malwares utilizados para a criação de zumbis. O firewall é outro recurso importante.
Mariano Sumrell, da AVG Brasil, revela que os malwares desse tipo tentam acessar a rede constantemente, pois roubam informações do usuário e enviam para os criminosos. Um Firewall irá bloquear as tentativas de comunicação de programas maliciosos.
3 – Fique de olho na sua conexão de internet
Monitorar a rede é outro passo importante. Segundo Mariano, o usuário deve ficar atento ao uso de CPU, mesmo quando não estiver realizando nenhuma tarefa. O uso de CPU por programas duvidosos e acesso deles a rede pode ser um indicativo de uma máquina zumbi.
Para não deixar nenhum detalhe escapar em sua rede, Luiz Cruz do INFOlab indica o Net Stat Agent. O programa monitora todas as conexões realizadas por seu computador.
O monitoramento de uso de CPU e memória também pode ser feito pelo Gerenciador de Tarefas do Windows.
4 – Cheque dispositivos USB e evite redes públicas
Grande parte dos malwares de botnets são disseminados por dispositivos removíveis, principalmente em redes com muitos usuários, como faculdades e lan-houses. Se não puder evitar esses locais, faça a checagem do dispositivo com seu Antivírus e fique atento a atualizações.
5 – Tome cuidado com links estranhos
Outro grande truque é utilizar algum filtro de phishing em seu navegador, evitando clicar em links que contenham códigos maliciosos. O Google Chrome possui um sistema de alerta para sites considerados maliciosos. Esse recurso, o Google Safe Browsing, pode ser instalado também no Firefox.
Fique antenado nas opções de segurança do Downloads INFO