SÃO PAULO - Cada vez mais o Orkut tem tentado se sofisticar a fim de evitar uma diáspora de seus usuários para o concorrente Facebook. Porém, a série de mudanças implantadas recentemente na rede de relacionamentos do Google tem dividido os usuários em dois grupos: os que aprovam e os que desaprovam as novidades.
“Fotos pequenas, página inicial ‘poluída’, dificuldade em encontrar informações sobre o perfil. Enfim, todas essas novidades só fizeram desagradar porque foram implementadas de surpresa, sem consultar ninguém”, publica um usuário. A resposta contou com 83 aprovações contra 10 reprovações.
Outra reclamação frequente dos usuários é o desaparecimento da seção que informava as bandas, filmes e livros preferidos no perfil do usuário e a ocultação dos depoimentos na versão atual do Orkut.
Por outro lado, alguns usuários aprovaram a inserção da função Grupos de Amigos, porém, reclamam da dificuldade para operá-la.
Entre as mudanças implantadas pelo Google no Orkut nos últimos meses estão a função Grupos de Amigos, que permite compartilhar atualizações com um grupo especifico, a alteração da página de entrada, a volta dos recados privados, e mudanças no sistema de buscas de usuários e comunidades. As páginas dos aplicativos também foram levemente reformuladas.
Ao que parece a equipe de engenheiros do Google responsável pelo Orkut deve continuar apostando nas mudanças. Durante a coletiva de imprensa para a apresentação da função Grupo de Amigos realizada no mês passado, eles disseram que o fechamento da versão antiga do Orkut deve acontecer em breve.
Caso a previsão se confirme, boa parte dos usuários pode ficar descontente. “Antigamente, o Orkut era só para enviar recados, postar fotos, adicionar amigos e enviar depoimentos, e era muito bom. Agora eu tenho que definir até se o recado tem que ser privado. Daqui a pouco vocês colocarão um Amigo Virtual, um assistente pra bater papo com a gente?”, implora um usuário contrário às mudanças.