Erik Rothoff, que "bolou" esse "websteroids", é um programador que vive em Vallentuna, um condado de Estocolmo, na Suécia. Dentre suas criações estão um clone do jogo Bubble Shooter, feito em C++, e aplicativos em PHP5, que alteram a aparência das páginas da internet.
Rothoff tem trabalhado agora em um programa que pode ser a solução para dias de tédio. Ou, para descontar um pouco da raiva sobre um desafeto que, por ventura, tenha um site.
No Asteroids, o jogador precisava destruir asteróides, que vagavam pela tela. Ele tinha uma das interfaces mais simples e minimalistas de todos os jogos da plataforma. Com gráficos vetoriais, o desafio era destruir os gigantes objetos que se aproximavam, sem se deixar ser atingido por eles ou seus fragmentos (a mitologia do jogo dava a entender que a nave estava perdida no cinturão de asteróides entre Marte e Jupiter e precisava lutar para não ser estraçalhada pelas pedras espaciais em movimento).
Na nova aplicação de Rothoff, você pode dar tiros em todo o conteÍ do do site: textos, imagens, vídeos¿ Basicamente tudo o que esteja sendo exibido. Neste caso, sem medo de ser atingido. Algo digno de Rambo. Ou Chuck Norris.
Seu código fonte, disponível através da URL bit.ly/ErkieGitHub, mostra que se trata de uma compilação de javascripts, com funções vetoriais e de reconhecimento das tags em HTML. É importante citar que a nave, uma espécie de seta, deve ser controlada pelo teclado. Os tiros são acionados pela barra de espaço. Para abrir o script em outras páginas, arraste a imagem verde para a área de favoritos. Depois, abra o "site alvo". Em seguida, clique no item que você acabou de adicionar em s eus favoritos. A nave irá aparecer na tela.
E se surgir a vontade de experimentar a edição clássica do jogo, saiba que a Atari tem uma versão online do Asteroids, que pode ser jogada diretamente no browser pelo atalho atari.com/play/atari/asteroids.
Para começar a se divertir e atrasar todas as suas tarefas e compromissos, basta visitar o site em http://erkie.github.com/.
Geek