SÃO PAULO – Especialistas do Laboratório de Computação ligado à Academia Chinesa de Ciências contestaram fato de o supercomputador Tianhe-1A ser o mais rápido do mundo.
Em entrevista ao jornal "South China Morning Post", o analista Cao Jianwen disse, em tom irônico, que o equipamento é útil para rodar jogos.
"Não digo que seja completamente inútil, pode ser usado para videogames", justificou Cao.
Segundo outras fontes ouvidas pelo jornal, o equipamento apresenta diversas incompatibilidades entre software e hardware, o que restringe seu uso em algumas áreas, como para fins militares, por exemplo.
Chamado de Tianhe-1A, a máquina tem capacidade de processamento de 2,507 petaflops (algo como a 2,507 quatrilhões de operações por segundo), medidos por meio do software Linpack.
O equipamento foi desenvolvido pela Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa (NUDT), na China, com custo de 88 milhões dólares. Em operação, ele consome 4,04 megawatts de eletricidade.
O Tianhe-1A derrubou o recorde anterior do Cray XT5 Jaguar, que é usado pelo Centro Nacional dos EUA para Ciências da Computação, no Oak Ridge National Laboratories. O Cray XT5 Jaguar é capaz de processar até 1,75 petaflops.
Segundo a NUDT, o Tianhe-1A vai operar com um sistema de código aberto e será usado para realizar cálculos científicos em larga escala.