Eva Mothci
A Intel deve ter um faturamento global em 2010 superior aos US$ 35 bilhões registrados em 2009, principalmente em função do desempenho no terceiro trimestre fiscal, o melhor da história da empresa, de acordo com o diretor de marketing da Intel para a América Latina, Élber Mazaro. "Estamos passando por um momento especial", disse o executivo, "nos encaminhando para o melhor ano da Intel na história".
Com uma visão geral da atuação da empresa na região, Mazaro deu início às apresentações do Intel Editor's Day, evento que a Intel Brasil realiza em Campos do Jordão, já em sua 11ª edição. O encontro, que termina neste sábado, reúne jornalistas e executivos da empresa para falar de mercado, tendências, produtos e perspectivas.
Principal fabricante de semicondutores, com mais de 300 escritórios em mais de 50 países, a Intel figura entre as dez marcas mais importantes do mundo nos últimos dez anos.
A companhia emprega mais de 80 mil pessoas - cerca de 4 mil na América Latina - e, segundo Mazaro, investe muito na qualificação destes funcionários. "Temos 43 mil técnicos, 12 mil mestres em ciências, 4 mil PHDs e pouco mais de 4 mil colaboradores com MBA", disse.
O compromisso da Intel com a educação pode ser visto também nos investimentos, mais de US$ 100 milhões ao ano para desenvolvimento educacional. Mazaro contabilizou ainda mais de 8 milhões de professores treinados em 60 países e mais de 2 milhões de PCs.
A companhia desenvolve ainda programas de responsabilidade ambiental - "Somos o maior comprador de créditos de carbono nos Estados Unidos", disse Mazaro - e ações voluntárias que, em 2009, somaram mais de um milhão de horas dos funcionários envolvidos nas atividades - outra marca para ser superada em 2010, lembrou o executivo.
"Nossa visão é a da tecnologia para melhorar a vida das pessoas e tornar o mundo um lugar melhor", disse Mazaro. É para isso que a Intel trabalha desde 1968, desenvolvendo soluções e ajudando a criar padrões para a indústria. Para 2011, a grande novidade será a segunda geração dos processadores Intel Core, codinome Sandy Bridge, que será oficialmente lançada em Las Vegas, nos Estados Unidos, em janeiro, durante a Consumer Electronics Show (CES).
Redação Terra