A analista Mary Meeker, do Morgan Stanley Bank, falou nesta terça-feira durante o Web 2.0 Summit, realizado em São Francisco, Estados Unidos. No encontro, que debate os pontos de controle da economia na internet, Meeker lançou dez perguntas-chave que, segundo ela, executivos de companhias de internet deveriam fazer e responder. Abordando da globalização à receita de empresas maduras, ela citou Larry Ellison, presidente da Oracle, a respeito de Steve Jobs: "a mente de um engenheiro e o coração de um artistas". Uma combinação que parece ser ideal para as companhias envolvidas com negócios na internet.
A primeira questão abordou a globalidade. "Você sabe que companhias de que países fazem o que você faz melhor (ou pelo menos diferente) do que você?", questionou. Ela disse que as empresas nos Estados Unidos precisam estar de olho nisso, especialmente porque os concorrentes de outros países estão certamente olhando para os rivais americanos.
A segunda pergunta trata da mobilidade. Neste ponto, ela destacou a rapidez com que o mercado está mudando. Em relação aos ecossistemas sociais, ela perguntou sobre a preferência da companhia por Google, Apple ou Facebook. O futuro delas irá ajudar ou prejudicar a sua empresa?
O quarto questionamento foi sobre publicidade e quais os benefícios para o negócio. A analista destacou que a publicidade online ainda não está fazendo tanto dinheiro como deveria em relação à quantidade de tempo que as pessoas estão gastando na web. Mas isso deverá mudar com o aperfeiçoamento dos anúncios.
O quinto ponto foi o comércio: "Você já viu melhoria constante em produtos como estamos vendo agora? Sua empresa está mantendo o ritmo?" Ela afirmou que novos produtos devem ser rápidos, fáceis e divertidos. Em seguida, as questões trataram de mídia, da evolução das lideranças nas companhias de internet e de Steve Jobs. "Qual é o segredo do molho de Jobs? A sua empresa tem isso?", perguntou Meeker.
Ela citou o CEO da Oracle, Larry Ellison, que descreve Jobs como tendo "a mente de um engenheiro e o coração de um artista." É muito incomum para uma pessoa combinar essas qualidades, então uma empresa precisa ter um engenheiro forte e um artista de verdade, e eles precisam trabalhar em conjunto. O penúltimo ponto foi sobre o ritmo feroz de mudança. "Qual será a próxima, em tecnologia?"
Ela encerrou falando sobre empresas maduras, que normalmente, não podem suportar um crescimento rápido, mas observou que um número de empresas mais antigas ainda está vendo um aumento significativo na receita. O maior exemplo pode ser a Apple, cuja receita no último trimestre aumentou 67% em comparação ao mesmo período do ano passado.
O encontro, que teve início nesta segunda-feira, reúne grandes players do mercado de internet como Google, Facebook, Microsoft, Yahoo, Adobe, Research in Motion (RIM) e HP, entre outros. O Web 2.0 Summit termina nesta quarta-feira.
Redação Terra