Pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) sobre o uso de internet por crianças de 5 a 9 anos no Brasil (TIC 2010) mostra que 90% delas usou a rede para ter acesso a jogos online. Segundo este estudo, que entrevistou 2.516 crianças - 2.131 na área urbana e 385 na área rural - de setembro a novembro de 2010, o número das que jogam online é exatamente o dobro das que buscam na rede soluções para trabalhos escolares (45%), brincam em sites com desenhos da TV (42%), fazem pesquisas diversas (35%) ou assistem desenhos animados e vídeos (34%).
Ainda de acordo com a 2ª Pesquisa Sobre Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação por Crianças no Brasil (TIC), um terço das crianças que usam a internet acessaram redes sociais como Facebook e Orkut (29%). Enquanto o domicílio é citado pela maioria das crianças de áreas urbanas como principal local de acesso (48%), nas áreas rurais o mais citado é a escola (52%). A maior parte das crianças acessa a internet sozinha (39%), seguido pelo acesso com a mãe (35%), com parentes (29%) e com professores na escola (28%).
A pesquisa questionou ainda as crianças sobre terem alguma vez se sentido ameaçadas ao acessar a rede e um quarto delas (25%) disse que sim. Não foi especificado pela pesquisa qual a espécie de ameaça percebida. O estudo mostrou ainda que 12% conheceu alguém pela internet, 11% enviou fotos suas pela rede e 6% declarou ter sido vítima de piadas ou brincadeira que não gostou.