Em uma visita ao Brasil, o gerente sênior do Interner Explorer, Chewy Chong,
afirmou que não será fácil mudar a percepção de mercado sobre o navegador da
Microsoft. Segundo ele, a companhia trabalhou muito para melhorar a experiência
do usuário, mas as pessoas só descobrirão o avanço testando.
"Não queremos alcançar 100% do mercado, somente queremos que as pessoas deem uma
chance ao IE 10 e vejam que ele é superior", comenta.
Chong repetiu diversas vezes durante apresentação do browser, que a interface 'touch'
é a nova velocidade. Para ele, as pessoas darão tanta importância para softwares
que trabalhem bem em dispositivos sensíveis ao toque quanto para a rapidez do
programa.
Em uma campanha bem humorada da
Microsoft (veja vídeo abaixo) para promover o IE 10, a própria empresa
reconhece que a imagem do navegador está totalmente manchada e somente com a
divulgação das novas ferramentas e o boca a boca será possível mudar este
cenário.
"Percebemos que tudo o que os usuários querem é uma boa experiência. Portanto,
repensamos o navegador totalmente. Os sites conseguem mostrar o melhor deles com
o nosso browser... não há o que dizer, é preciso usá-lo", disse.
Ao ser questionado sobre a velocidade do IE e uma possível versão 'light' do
navegador, Chong disse que a
Microsoft prefere dar aos clientes o pacote completo e deixar que eles
escolham o que irão usar. No IE 10, é possível ver o desempenho de todos os
plugins e escolher quais deles devem ou não permanecer no browser.
O executivo ainda lembrou que os navegadores concorrentes prezam muito a
velocidade, mas não explicam aos usuários que esta rapidez tem consequências,
como o consumo de bateria. "Estas mudanças na velocidades podem ser
trapaceiras", concluiu.
Assista abaixo um dos comerciais da campanha do IE 10. No vídeo, um "hater"
(como é conhecido alguém que espalha comentários ofensivos na internet) passa o
dia inteiro falando mal do IE e fazendo piadas conhecidas, como "IE só serve
para baixar outros navegadores". No fim, diversas novidades boas a respeito do
IE conseguem convencer até o hater de que o
browser não é "tão ruim".
Olhar Digital