Eletricidade sem fiosEngenheiros japoneses idealizaram uma
nova forma de manter carregadas as
baterias dos veículos elétricos.
Já existem várias propostas de mecanismos para
recarregar os carros elétricos em movimento, usando eletricidade sem
fios.
Por exemplo,
estradas magnéticas poderiam fornecer energia para o veículo, ou
para recarregar suas baterias, usando bobinas instaladas na parte
inferior do carro.
Takashi Ohira e seus colegas da Universidade Toyohashi tiveram uma
ideia ainda melhor e mais barata, que praticamente não exigirá nenhuma
modificação no carro.
Energia pelos pneus
Ohira demonstrou que é possível transferir a energia elétrica para os
carros remotamente, sem fios, aproveitando o aço usado no interior dos
pneus.
Devido ao seu formato, o aço presente no interior dos pneus já é
naturalmente uma bobina, pronta para capturar a eletricidade
disponibilizada por eletrodos instalados sob o asfalto.
Como os fios de aço estão eletricamente isolados pela borracha do
pneu, os pesquisadores usaram uma corrente de alta frequência, capaz de
cobrir com segurança e confiabilidade a distância entre os eletrodos e a
bobina.
Autonomia dos carros elétricos
Os pesquisadores testaram seu conceito usando um modelo de carro
elétrico, em escala 1/32.
O carro circulou perfeitamente, com uma eficiência de penetração da
eletricidade sem fios de 75% a 52 MHz.
"Se o esquema for aplicado na prática, nós acreditamos que ele
permitirá um tremendo aumento na autonomia dos carros elétricos," disse
Ohira.
No futuro, quando avenidas e rodovias estiverem preparadas para
fornecer eletricidade para os
veículos elétricos em movimento, esses veículos poderão usar um
número muito menor de baterias, já que elas serão necessárias apenas nas
vias locais, onde não houver suprimento de eletricidade sem fios.