Já que 2012 parece ter sido mesmo o ano do Instagram - apesar de o
serviço ter surgido em dezembro de 2010 -, qual será a revelação de
2013, no segmento de redes sociais? A
Forbes, que costuma divulgar listas sobre temas variados, fez suas
apostas.
São sete aplicativos e o primeiro é o
Pheed, que tem uma ideia arrojada sobre como deve funcionar a
privacidade numa rede social: se você quer apreciar meu conteúdo, pague
por isso. É simples, usuários desembolsam entre US$ 1,99 e US$ 34,99 por
mês e, assim, podem acompanhar certas publicações de certos usuários. A
rede já faz algum sucesso entre celabridades - como Miley Cyrus e Paris
Hilton.
Depois aparece o
Thumb, que usa o crowdsource para ajudar os indecisos. Funciona
assim: se você vai sair e não sabe qual roupa usar, basta fotografar as
peças e deixar que os outros decidam. A Forbes destaca que o nível de
engajamento no Thumb impressiona, segurando usuários por, em média,
quatro horas ao mês.
A seguir vem o Medium, sobre o qual já falamos aqui no
Olhar Digital. É um mix de
redes sociais encabeçado pelos criadores do Twitter. Por ora
disponível apenas a convidados, o site tem foco no conteúdo e tenta se
afastar um pouco das efemeridades das redes convencionais.
Chirpify, o próximo da lista, levou às mídias sociais o conceito da
Amazon de 1-Click payments. Você oferece alguma coisa pelo Twitter ou
Instagram (roupas, álbuns, ingressos etc.), então o interessado responde
com a palavra "buy" (comprar) e pronto, está vendido. Sem cartões de
crédito, sem carrinhos, toda a operação é conduzida pela conta do
Twitter.
Já a proposta do
Flayvr é organizar fotos e vídeos capturados pelos smartphones. Tudo
é dividido em pastas por data, localização e evento - casamento de João
e Maria na Bahia em janeiro, por exemplo. Pode-se compartilhar as
informações em
redes sociais e até montar páginas em HTML5 com o conteúdo.
Compartilhamento de arquivos por áudio é o que faz o
Chirp. Imagine trocar fotos, vídeos ou mensagens sem precisar de
Bluetooth ou e-mail, basta usar uma frequência específica tocada por 2
segundos e os aparelhos habilitados baixam o conteúdo auitomaticamente.
O detalhe é que dá pra amplificar isso usando, por exemplo, caixas de
som; assim várias pessoas podem fazer download ao mesmo tempo.
Por último ficou o
Conversations, recurso do já conhecido HootSuite que leva o conceito
de
redes sociais ao meio corporativo. É como se fosse um grupo do
Facebook em que é possível conversar e trocar informações com pessoas de
seu trabalho, separando inclusive por departamento.
Olhar Digital