A opção de realizar buscas sem digitá-las já estava presente em versões anteriores do navegador, mas o recurso não era tão inteligente e supostamente fácil de ativar.
Agora, apenas para pesquisas feitas em inglês americano no Chrome, o Google lê o melhor resultado em "voz alta", além de exibi-lo em cartões especiais. O mesmo já acontece em smartphones e tablets, seja pelo Now, no Android, ou através do aplicativo Pesquisa Google, em outros sistemas operacionais.
Você pode, por exemplo, buscar a idade do presidente dos EUA e, em seguida, perguntar: "Com quem ele é casado?". Por causa de sua primeira pergunta, o Google perceberá que você está se referindo a Barack Obama, mesmo sem citar o nome dele.
A Folha notou que, toda vez que uma pesquisa era feita, o Chrome pedia permissão para acessar o microfone do dispositivo --mesmo depois de concedida a aprovação.
É importante reiterar que as pesquisas devem ser feitas pela versão norte-americana do Google. Nossa equipe realizou buscas em português, mas não foi possível manter essa "conversa" com o sistema.
Outra melhoria anunciada pela empresa na conferência era a possibilidade de ativar a busca por voz apenas dizendo "Ok, Google", sem a necessidade de clicar no ícone do microfone localizado na barra de pesquisa. Mas, em nenhuma das tentativas, nossa equipe conseguiu acioná-la.
IOS E ANDROID
O Google anunciou hoje (22), no blog oficial do Chrome, que vai lançar uma atualização para o seu navegador no iOS em breve. Dessa forma, usuários de iPhones e iPads também poderão usufruir as novidades da pesquisa por voz diretamente no browser.
No Android, a nova versão 27 do Chrome, liberada também nesta quarta-feira, levou suporte a tela cheia a smartphones e histórico de abas a tablets. Mas os novos recursos da busca por voz ficaram de fora.
Folha Noticias