Depois de proibir que empresas do grupo postem links em suas páginas do
Facebook, a
Globo deu outro passo em direção oposta às mídias sociais.
Desta vez, teria sido baixado decreto interno impedindo que os programas da casa
citem os nomes
Facebook e Twitter. As redes só devem ser mencionadas em último caso,
conforme noticia a
Folha de S. Paulo.
Sempre que houver necessidade de se falar dos sites, o
Facebook deverá ser substituído por "uma grande rede social" e o Twitter,
por "rede social de mensagens curtas".
Ao Olhar Digital, a emissora explicou que, "por política
comercial da Globo, marcas quando citadas são entendidas como merchandising".
É a segunda investida do maior grupo de comunicações de país contra o segmento
que domina a internet. No começo de abril, veículos como Época (da Editora
Globo) e G1 deixaram de publicar links no Facebook.
As postagens, desde então, vêm acompanhadas de convites como "entenda no site" (veja).
Mais tarde, Juarez Queiroz, CEO da Globo.com, justificou em entrevista que o
Facebook é irrelevante, em termos de acesso. Confira
aqui.
Olhar Digital