O
Google segue sendo absoluto quando o assunto é a publicidade
na internet móvel. A empresa recebeu mais da metade (52,3%) dos
US$ 8,8 bilhões investidos em anúncios nesta mídia durante o ano
passado, segundo estudo da eMarketer.
Entretanto, em um futuro próximo, a gigante das buscas pode
ganhar um concorrente de peso: o Facebook. Estima-se que a rede
social poderá dobrar sua participação de mercado em 2013 e
saltar de 5,25% em 2012 para 12,90% neste ano. Espera-se que o
site acumule US$ 2,04 bilhões neste ano, contra apenas US$ 470
milhões no ano passado, mais do que o quádruplo.
Em 2011, a página de Mark Zuckerberg ainda não gerava nenhuma
receita por meio de publicidade móvel, e um salto desta
magnitude certamente é bastante significativo.
Já o
Google continuará crescendo em participação, mas não num
ritmo tão acelerado como o rival Facebook. A empresa deve saltar
de 52,36% para 55,97%. O valor absoluto recebido, no entanto,
deve aumentar bastante, de US$ 4,61 bilhões para US$ 8,85
bilhões, quase o dobro.
Já o Twitter segue modesto neste quesito, recebendo apenas US$
140 milhões em 2012. O valor deve dobrar em 2013, para US$ 310
milhões. Em questão de participação, a empresa deve ver um salto
leve de 1,57% para 1,95%.
Olhar Digital