Se no Brasil o governo passou a dar a devida atenção ao
Facebook só agora, por causa das manifestações que têm sido organizadas por
lá, o Departamento de Estado dos Estados Unidos leva a
rede social a sério pelo menos desde 2011.
É o que mostra um relatório do órgão divulgado pelo
Digital Trends segundo o qual, de 2011 a 2013, foram gastos US$ 630 mil em
uma campanha para atrair seguidores. E deu certo, pois a
página passou de 100 mil para mais de 2 milhões de seguidores.
Funcionários do Departamento de Estado escreveram no relatório que a estratégia
era simples: "Comprar fãs que tenham clicado uma vez em alguma propaganda ou
'curtido' uma foto, mesmo que não tenham interesse real pelo tópico e nunca
tenham se envolvido mais que isso."
Defende-se a estratégia afirmando que é difícil encontrar a página do órgão e
neste caso os anúncios serviriam para dar visibilidade ao espaço. Só que a
maioria desses novos seguidores não liga muito para o Departamento, tanto que
apenas 2% deles interage com a página.
No relatório, porém, eles reconhecem que gastar tanto dinheiro com compra de fãs
não foi um investimento rentável.
Olhar Digital