Entre abril e junho deste ano, o Brasil
comercializou 1,92 milhão de tablets, alta de
151% em relação ao mesmo período do ano passado,
segundo a consultoria IDC. O desempenho dá aos
portáteis participação de 35% no total de
computadores vendidos no segundo trimestre,
atrás dos notebooks (38%) e à frente dos
desktops (27%).
O Android domina o mercado, assim como acontece com os smartphones. 95% dos tablets que saíram das lojas no período avaliados são equipados com o sistema operacional. Em 2012, eram 68%. A fatia de equipamentos de baixo custo, com preço de até R$ 500, dominou as vendas no com 55% do total. O preço médio dos tablets caiu de R$ 968 no segundo trimestre de 2012 para R$ 628.
O Android domina o mercado, assim como acontece com os smartphones. 95% dos tablets que saíram das lojas no período avaliados são equipados com o sistema operacional. Em 2012, eram 68%. A fatia de equipamentos de baixo custo, com preço de até R$ 500, dominou as vendas no com 55% do total. O preço médio dos tablets caiu de R$ 968 no segundo trimestre de 2012 para R$ 628.
“Apesar do domínio dos equipamentos mais
baratos, vale a pena salientar que os
fabricantes estão fazendo investimentos para
melhorar a qualidade e evitar a frustração dos
consumidores. Em médio prazo, isso deve levar a
uma elevação no preço médio dos tablets”,
comenta Pedro Hagge, analista da IDC.
De acordo com Hagge, a expectativa de vendas de
tablets no mercado brasileiro em 2013 foi
revisada para cima – fala-se em 7,2 milhões de
unidades, 120% a mais do que o registrado em
2012. No final do primeiro trimestre, a projeção
era de 5,9 milhões de unidades neste ano.
“O Brasil é um mercado em ascensão para os tablets, com grande parte dos usuários comprando seu primeiro dispositivo. Nosso mercado continua muito sensível a preços, e os tablets são acessíveis para o poder aquisitivo do consumidor brasileiro, representando uma opção viável de sistema para uso básico e acesso à Internet”, diz o analista.
Embora os usuários domésticos sejam os
principais compradores – 82% no segundo
trimestre -, o mercado corporativo cresceu no
período, e o setor de educação tem se destacado
com grandes projetos, como o ProInfo, do MEC. Em
pouco menos de um ano já foram entregues mais de
600 mil máquinas para escolas públicas.
Como tendência no segmento corporativo, Hagge
aponta os dispositivos com sistema operacional
Windows. “A entrada do Windows no mercado de
tablets pode acelerar a adoção desses
dispositivos pelas empresas, ao permitir a
compatibilidade com aplicações corporativas para
uso por trabalhadores remotos e também no
próprio escritório”, diz o analista.
Olhar Digital