1 – Nem tudo vale a pena
O esforço para conseguir um salário melhor pode não valer a pena. A remuneração e estabilidade financeira impulsionam o profissional na carreira, mas estes não podem ser os únicos motivos.
"O dinheiro é uma das moedas para comprar a felicidade, mas não é a principal", diz Eduardo Ferraz, autor do livro 'Seja a pessoa certa no lugar certo'. "O profissional se mata durante dois anos, vara finais de semana e quando recebe um aumento se pergunta: valeu a pena? Em alguns casos, a resposta é não".
2 – Esforço recompensado
O esforço recompensado é um dos mitos que mais gera frustração e estresse. A sensação de nadar, nadar e nunca chegar à praia desmotiva. E, às vezes, entristece e faz adoecer. O fato é que, em um mercado competitivo, a gratificação raramente vem na mesma velocidade e medida da dedicação.
Para o consultor André Caldeira, o ideal é colocar na balança os objetivos e o custo benefício de cada ação. Negligenciá-la em nome de algo subjetivo nem sempre é a melhor opção.
3 – Controle absoluto
Ter o controle absoluto faz tão mal à saúde quanto não receber nada em troca. Caldeira lembra que o trabalho depende do outro que, muitas vezes, pode não ter o mesmo comprometimento ou forma de pensar.
Sendo assim, dificilmente alguém tem o controle de cada detalhe da operação. Em alguns momentos é normal que as rédeas escampem das mãos. Aprender a ser flexível, tolerante e se adaptar rapidamente é essencial para não pirar.
Além disso, hoje sai na frente quem costura boas alianças e entende que para que o resultado aconteça é preciso trabalhar com os outros. Mais: ganha pontos quem busca aprender com os outros mesmo que esta pessoa esteja em um patamar mais abaixo na hierarquia.
4 – Ser líder para ser feliz
Há quem direcione toda carreira para comandar. Se isso não acontece, a conseqüência óbvia é a desmotivação e o estresse. Também existe a possibilidade de o profissional fracassar ao chegar em um cargo por não estar preparado – o que também gerará frustração.
"Na prática, apenas 10% das pessoas têm estrutura, personalidade e bagagem para liderar", afirma Eduardo Ferraz.
5 – O sucesso chega para que nunca erra
Erros são inerentes à condição humana e podem ser o passo para acertar o caminho. O empresário Henry Ford dizia que "o fracasso é somente a oportunidade de começar de novo, de forma mais inteligente".
"Por outro lado, a tolerância excessiva aos erros também é um mito", lembra Caldeira. "A questão é como o profissional se organiza para entender quais são suas limitações" e trabalha para superá-las. Afinal, não vale se acomodar e persistir no mesmo erro.
Olhar Digital