Dez maiores do varejo online têm loja física
Não há mais puro-sangue entre
os dez maiores sites de comércio eletrônico do varejo online no Brasil.
O Submarino, que mantinha transações apenas via Internet, decidiu levar seus
negócios para lojas físicas e inaugura, entre hoje (10/12) e sábado (14/12),
filiais em Patos de Minas (MG), Uberaba (MG), Pirassununga (SP) e Caldas (MG).
Nas lojas, que terão entre 45 e 60 metros quadrados cada, dois computadores darão
acesso aos produtos do Submarino, que passa a adotar um modelo de negócios
semelhante ao já praticado pelo Magazine Luiza.
Segundo Murillo Tavares, diretor do Submarino, a empresa optou por cidades que têm
"maior carência de varejo". "O País tem um problema de
distribuição, falta variedade de produtos nas lojas", comenta.
Tavares afirma que, se o projeto tiver sucesso, mais 40 lojas serão inauguradas
em 2003, com focos nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste do País.
Questionado sobre uma suposta superação do modelo de atuação puro de
Internet, o executivo lembra que, antes mais nada, "o Submarino é uma
empresa de varejo, com canal de vendas pela Internet". "Mas não somos
puristas, não podemos fechar os olhos para outras oportunidades", diz.
A expectativa é de que, nos próximos 18 meses, os negócios feitos a partir
das lojas físicas representem 15% do faturamento do Submarino. Para 2003, a
projeção de faturamento total é de R$ 190 milhões, 60% a mais que o valor
registrado este ano.
IDG Now
|