TV Digital terá 1 milhão
de assinantes no Brasil em 2008
O custo de introdução da TV Digital no mercado
brasileiro pode ser bem maior do que a receita potencial prevista para o
setor, alerta o Yankee Group.
No relatório "O Futuro da TV Digital no Brasil”, a empresa de
consultoria e pesquisas indica que a TV Digital (DTV) aumentará as
chances de receita das emissoras de TV brasileiras. Entretanto, o
investimento médio de US$ 1,5 bilhão necessário para digitalizar a
rede de televisão pode não valer a pena.
O grupo de consultoria e pesquisas afirma que o Brasil é um dos maiores
mercados de televisores do mundo. No final de 2001, o País contava com
57 milhões de aparelhos de TV em 89% das residências. Já a
performance do mercado de TV paga, um bom indicador para a adoção de
aplicações avançadas de DTV, permanece estagnado em 7,5 % dos lares
brasileiros, mesmo com a expansão da cobertura de cabo.
Para os consultores do Yankee, a TV Digital será um produto restrito a
usuários de alta renda e não deve ultrapassar a base de um milhão de
assinantes residenciais, até 2008.
IDG Now!
|