O
Yahoo anunciou nesta segunda-feira (14/07), que pagará US$ 1.63 bilhão pela
compra do provedor de serviços de pesquisa Overture Services, em uma estratégia
que deve acirrar ainda mais a competição com o Google no mercado de pesquisas
na Web.
A Overture é uma das líderes
na área de pesquisa na Web, que já contava com mais de 88 mil anunciantes no
primeiro trimestre deste ano. Em fevereiro, a Overture adquiriu o AltaVista por
US$ 140 milhões. Com a compra da empresa, os ativos do AltaVista finalmente
cairão nas mãos do Yahoo.
O Yahoo informou que, com a
aquisição, deverá atender a todas as solicitações de pesquisa, incluindo os
serviços de pesquisas pagas de acordo com o desempenho. Além disso, o provedor
de Internet quer usar a base de clientes da Overture para vender serviços de
marketplace e publicidade online.
O provedor informou que a
pesquisa comercial é um dos segmentos com crescimento mais rápido no mercado
de publicidade na Web. Citando dados de Piper Jaffray, o Yahoo acredita que este
mercado, estimado em US$ 2 bilhões até o fim deste ano, deverá alcançar US$
5 bilhões até 2006.
A aquisição da Overture ainda
está sujeita à aprovação dos órgãos regulatórios dos Estados Unidos,
antes de ser concretizada.