|
Yahoo tem novo serviço de busca de produtos
da Reuters, em Los Angeles (EUA)
O grupo de mídia de internet Yahoo, ampliando seus esforços no disputado
mercado de serviços de busca, lançou hoje uma plataforma que permite que usuários
encontrem produtos, comparem preços e façam compras junto a diferentes
fornecedores.
"As buscas estão se tornando a maneira mais eficiente de encontrar
produtos", disse Rob Solomon, gerente-geral do Yahoo Shopping.
A busca de produtos é um mercado cada vez mais competitivo na internet, com
serviços como o MySimon e o PriceGrabber disputando o posto de ponto de partida
para as compras dos consumidores, e gerando receitas por meio de comissões e
outros honorários.
Ontem, a DealTime relançou seu serviço de busca com o nome Shopping.com,
integrando a plataforma DealTime com o serviço de resenhas de consumidores
Epinions. O Google, concorrente do Yahoo, também dispõe de uma plataforma de
busca de produtos chamada Froogle.
"Certamente o novo serviço no lançamento não estará tão maduro quanto
seus concorrentes", avaliou Matthew Berk, analista da Jupiter Research,
sobre o novo serviço do Yahoo.
"Ao abrir o catálogo a outros varejistas, que não operam sob a marca
Yahoo, eles estão se esforçando vigorosamente para oferecer um site
convincente", disse Berk. "Creio que a vantagem competitiva real do
Yahoo, no fim, seja sua capacidade de redirecionar o tráfego que a empresa
recebe para o novo serviço."
O serviço de busca de produtos do Yahoo está integrado diretamente ao servidor
de buscas principal do portal, e oferece uma ampla gama de produtos em toda a
internet, de computadores a equipamento de camping, com resultados de busca
organizados por relevância.
A tecnologia de busca e coleta de informações sobre produtos foi montada com
base no software que o Yahoo passou a controlar ao adquirir a Inktomi, segundo
Solomon.
Ao contrário de serviços de busca de produtos anteriores do Yahoo, que
ofereciam publicidade irrelevante para o produto procurado, o novo serviço,
disse Solomon, só apresenta anúncios diretamente relevantes para a busca, em
formato texto, no canto direito da página.
Nacional
No Brasil, um serviço semelhante, e que tem ganhado a simpatia dos usuários é
o Buscapé. Na semana passada, o serviço colocou no ar um novo recurso capaz de
buscar os produtos também por suas condições de pagamento.
|
|
|
|