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Sua empresa
ja tem um site?
Nunca se fez tanto site no país. O pessoal já nem cobra por página, mas
pergunta: quantos metros de códigos e quantos quilos de banners? É para
viagem?
Desde que a internet comercial aportou no país, em dezembro de 1995, temos
quase 506 mil domínios registrados na Fundação de Amparo à Pesquisa do
Estado de São Paulo (Fapesp).
Desses, 461 mil são de empresas, com mil efetivados por dia, quase 19 mil novos
por mês. Veja mais em registro.br/estatisticas.html
Domínio é aquele nome do site (www.algumacoisa.com.br). Note, etretanto, que
nem todo site tem um: www.algumacoisa.com.br/~alguem.
Ou seja, podemos multiplicar (por muito) a quantidade real de endereços
comerciais que estão por aí carentes de atenção. A crise é a mãe de todo
desenvolvedor de página. O dono da empresa pensa: "Preciso ampliar minhas
vendas, vamos para a internet! Peça um orçamento!"
Um ano depois, dinheiro gasto, pergunta-se: quantas pessoas visitaram o site,
tirando a família e os amigos? Quantos negócios foram efetivados? Poucos?
Conclui o dono: "Precisamos agora dar uma incrementada. Chama o primo de
fulano que agora ele está arrebentando no flash!".
Como estão na moda os livros de web-ajuda, eis aqui o início do meu - "As
sete leis para uma homepage de sucesso" -, que será vendido do
profissional liberal à megacorporação:
1 - Apresente logo na página principal quais são os produtos e serviços.
2 - Defina qual é a ação (ou ações) prioritária (s). Ou melhor, o que
deseja que o visitante faça? Se cadastre na mala direta? Compre o produto na
sua loja eletrônica? Peça um orçamento? Ofereça em diversos locais a opção
do clique nessa direção.
3 - Apresente referências. Quem são os clientes atuais e antigos? O que eles
acharam? Se QI (quem indica) já é importante pessoalmente, imagina a quilômetros
de distância.
4 - Coloque sempre a referência física em vários locais do site: telefone,
e-mail, endereço completo. Não se esqueça do ditado: em terra de cego, ninguém
tira a carteira do bolso!
5 - Analise com quais palavras-chaves o público principal vai procurar você no
Google e em outras ferramentas de busca. Escreva-as em diversos locais estratégicos
para que possam lhe achar.
6 - Utilize com inteligência as metatags - os códigos do topo do HTML -
principalmente o título e a descrição. E crie uma estratégia para que outros
sites criem links para o seu endereço virtual.
7 - Não encare sua web como um quadro estático na parede. Ela precisa de
ajustes constantes. Torne-a um filme em sequência e não uma foto estática.
Saiba que os concorrentes estão aprendendo com os acertos e os erros dos
outros, incluindo o seu.
Por fim, escolha bem o desenvolvedor. Lembre-se sempre do objetivo principal e não
se deixe levar pelo canto da e-sereia. Deixe claro para o sobrinho do seu primo
que a idéia não é ganhar o prêmio iBest ou estar na ponta da tecnologia da
rebimboca do Flash em XML da parafuseta digital.
Como diz uma amiga - tem muita gente que cria homepage, mas não sabe exatamente
o que elas comem. [Webinsider]
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