|
Telemarketing
no celular pode virar moda nos EUA
Alexandre
Mandl
Até bem pouco
tempo, o telefone celular era um reduto de paz contra os atendentes de
telemarketing. Porém, a situação já está em plena mudança nos
Estados Unidos neste mês. Uma portaria publicada em novembro de 2002 pela
Federal Communications Commission (FCC), agência reguladora do setor,
começa a surtir efeito agora.
O que salvava os norte-americanos é que
os números de celular tinham um prefixo diferente do da linha fixa,
identificação que eliminava a propaganda por telefone imediatamente
devido à legislação que a FCC outorgou anteriormente. Como muitos usuários
começaram a adotar o aparelho móvel como telefone padrão, a agência
alterou as leis. Agora, com a portaria, é possível instalar no celular o
número fixo.
Essa possibilidade acabou por virar
problema. As empresas de telemarketing começaram a chamar os aparelhos móveis
com a desculpa de que não é possível saber se o usuário utiliza o número
como linha fixa. Executivos da FCC já estudam até mesmo eliminar a
portaria. Estima-se que em cinco anos, 5% de toda base de telefones do país
será transferida da linha convencional para móvel.
Para garantir a liberdade e o fim das
ligações comerciais, os norte-americanos vão ter que cadastrar os seus
celulares na "Do not call list" também.
Magnet
|
|