Escritores promovem livros em turnê pela Web 

Por Leander Kahney  |  

A turnê de divulgação do livro de Dennis Hensley ano passado foi cara e cansativa. Sem o apoio da editora, ele teve de arcar com todas as despesas do roteiro de 28 cidades americanas, atravessando o país de ônibus e se hospedando na casa de amigos e conhecidos. Ele está em turnê outra vez essa semana, mas de um jeito bem diferente: está passando por oito cidades dos Estados Unidos, dando entrevistas e mostrando suas opiniões sem sair do conforto de sua casa em Los Angeles.

Hensley esta fazendo uma turnê virtual por blogs de várias partes dos Estados Unidos. A cada dia, ele pára num blog diferente dando entrevistas ou assumindo os textos do dia. "Estou na metade, e já estou exausto", brinca o autor. "Tenho percorrido a supervia da informação de um lado a outro. É legal. Posso fazer toda a divulgação do meu livro sem sair de casa".

Hensley, que trabalha como jornalista freelancer, está fazendo a turnê para promover Screening Party. O livro, uma coletânea de opiniões sobre cinema, foi publicado pela Alison Publications em 2002.

Hensley começou a turnê em Boston (no blog de Heath Row), passando por Baltimore (Dave Thomas), Washington (Geoffrey Long), Nova York (Carrie Bickner), St. Louis (Brad Graham), Seattle (Erik Benson) e Oakland (Min Jung Kim), até chegar a San Francisco (Heather Champ).

Hensley diz gostar do nível de exposição, da conveniência e do custo desse método, que é de graça. Mas ele sente falta das viagens, do contato humano, e das sessões de leitura em livrarias aconchegantes. "É diferente", afirma. "É tão... virtual".

A turnê é organizada por Kevin Smokler, um escritor e colecionador de livros de San Francisco. A idéia é colocar escritores pouco conhecidos em contato com blogueiros, muitos dos quais são leitores apaixonados e possuem um público dedicado. "Quero reunir as duas coisas de que mais gosto: livros e comunidades online".

A turnê de Hensley é a segunda a ser organizada por Smokler. Segundo ele, em julho, uma turnê virtual de Mary Roach, autora de Stiff, fez as vendas online do livro dispararem 25%. "Os blogueiros são pessoas com fome de informação", disse. "A indústria editorial reluta em adotar a Web, e ainda estamos apenas começando a fazer isso".

Smokler afirma que as turnês virtuais estão recebendo um retorno "incrível" dos autores, blogs e leitores. Smokler afirma que recebeu algo entre 50 e 100 pedidos de blogueiros interessados em participar, além de telefonemas de editoras grandes como Harper Collins e Random House. "A idéia está sendo muito bem recebida", disse. "Os internautas estão participando aos montes".

Erik Benson, gerente de produtos da Amazon que mantém o site All Consuming, que acompanha o itinerário dos escritores em suas turnês de divulgação, gosta do "experimento". "É bom para o autor e bom para os blogueiros", disse. "Não custa nada, e divulga o trabalho".

O único problema, na opinião de Benson, é a delicada situação de uma crítica negativa. "O que acontecerá se o livro não agradar?", argumenta "Se os blogueiros não gostarem do livro, o que acontecerá com a turnê e com o autor em seu próximo trabalho?"

A próxima turnê virtual será a de Ethan Waters, autor de Urban Tribes.


 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home