A turnê de divulgação do
livro de Dennis Hensley ano passado foi cara e cansativa. Sem o apoio da
editora, ele teve de arcar com todas as despesas do roteiro de 28 cidades
americanas, atravessando o país de ônibus e se hospedando na casa de amigos
e conhecidos. Ele está em turnê outra vez essa semana, mas de um jeito bem
diferente: está passando por oito cidades dos Estados Unidos, dando
entrevistas e mostrando suas opiniões sem sair do conforto de sua casa em Los
Angeles.
Hensley esta fazendo uma turnê
virtual por blogs de várias partes dos Estados Unidos. A cada dia, ele pára
num blog diferente dando entrevistas ou assumindo os textos do dia.
"Estou na metade, e já estou exausto", brinca o autor. "Tenho
percorrido a supervia da informação de um lado a outro. É legal. Posso
fazer toda a divulgação do meu livro sem sair de casa".
Hensley,
que trabalha como jornalista freelancer, está fazendo a turnê para promover Screening
Party. O livro, uma coletânea de opiniões sobre cinema, foi publicado
pela Alison Publications em 2002.
Hensley começou a turnê em
Boston (no blog de Heath
Row), passando por Baltimore (Dave
Thomas), Washington (Geoffrey
Long), Nova York (Carrie
Bickner), St. Louis (Brad
Graham), Seattle (Erik
Benson) e Oakland (Min
Jung Kim), até chegar a San Francisco (Heather
Champ).
Hensley diz gostar do nível
de exposição, da conveniência e do custo desse método, que é de graça.
Mas ele sente falta das viagens, do contato humano, e das sessões de leitura
em livrarias aconchegantes. "É diferente", afirma. "É tão...
virtual".
A turnê
é organizada por Kevin Smokler, um escritor e colecionador de livros de San
Francisco. A idéia é colocar escritores pouco conhecidos em contato com
blogueiros, muitos dos quais são leitores apaixonados e possuem um público
dedicado. "Quero reunir as duas coisas de que mais gosto: livros e
comunidades online".
A turnê de Hensley é a
segunda a ser organizada por Smokler. Segundo ele, em julho, uma turnê
virtual de Mary Roach, autora de Stiff, fez as vendas online do
livro dispararem 25%. "Os blogueiros são pessoas com fome de informação",
disse. "A indústria editorial reluta em adotar a Web, e ainda estamos
apenas começando a fazer isso".
Smokler afirma que as turnês
virtuais estão recebendo um retorno "incrível" dos autores, blogs
e leitores. Smokler afirma que recebeu algo entre 50 e 100 pedidos de
blogueiros interessados em participar, além de telefonemas de editoras
grandes como Harper Collins e Random House. "A idéia está sendo muito
bem recebida", disse. "Os internautas estão participando aos
montes".
Erik Benson, gerente de
produtos da Amazon que mantém o site All
Consuming, que acompanha o itinerário dos escritores em suas turnês de
divulgação, gosta do "experimento". "É bom para o autor e
bom para os blogueiros", disse. "Não custa nada, e divulga o
trabalho".
O único problema, na opinião
de Benson, é a delicada situação de uma crítica negativa. "O que
acontecerá se o livro não agradar?", argumenta "Se os blogueiros não
gostarem do livro, o que acontecerá com a turnê e com o autor em seu próximo
trabalho?"
A próxima turnê virtual será
a de Ethan Waters, autor de Urban Tribes.