Loja inglesa começa a testar etiqueta chipada

SÃO PAULO - A famosa rede de lojas de departamentos Mark & Spencer, da Inglaterra, começou a testar esta semana um sistema de etiquetas rastreáveis com tecnologia RFID (Radio Frequency Identification) para suas roupas.

É o mesmo tipo de etiqueta que seria usada pela Benetton, antes de a confecção italiana ser criticada e desistir do projeto.

A Mark & Spencer contou ao site InternetNews.com que os transmissores serão usados para a automação dos sistemas de inventário e estocagem de produtos e, por causa das questões de privacidade, sob severas regras - por exemplo: os compradores poderão pedir para que as etiquetas sejam retiradas do produto; os leitores poderão ser usados apenas após o expediente, quando não houver nenhum cliente na loja.

A rede de lojas recebeu investimentos do Departamento de Indústria e Comércio britânico para o desenvolvimento do projeto - e para colocar as etiquetas com chip, grandes e na cor lilás, em camisetas masculinas, gravatas e jaquetas.

Mesmo assim, diz o InternetNews, a Consumers Against Supermarket Privacy Invasion (CASPIAN, ou Consumidores contra a Invasão de Privacidade em Supermercados em português) já se manifestou contra o teste - a organização sem fins lucrativos até conseguiu que a Mark & Spencer se comprometesse a não colocar leitores de etiquetas nos caixas por enquanto. Além disso, a rede de lojas deve comunicar ostensivamente a seus clientes que está testando a nova tecnologia.

 

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