Loja inglesa começa a testar etiqueta chipada
SÃO PAULO - A famosa rede de lojas de departamentos Mark & Spencer, da
Inglaterra, começou a testar esta semana um sistema de etiquetas rastreáveis
com tecnologia RFID (Radio Frequency Identification) para suas roupas.
É o mesmo tipo de etiqueta que seria usada pela Benetton, antes de a confecção
italiana ser criticada e desistir do projeto.
A Mark & Spencer contou ao site
InternetNews.com que os transmissores serão
usados para a automação dos sistemas de inventário e estocagem de produtos e,
por causa das questões de privacidade, sob severas regras - por exemplo: os
compradores poderão pedir para que as etiquetas sejam retiradas do produto; os
leitores poderão ser usados apenas após o expediente, quando não houver
nenhum cliente na loja.
A rede de lojas recebeu investimentos do Departamento de Indústria e Comércio
britânico para o desenvolvimento do projeto - e para colocar as etiquetas com
chip, grandes e na cor lilás, em camisetas masculinas, gravatas e jaquetas.
Mesmo assim, diz o InternetNews, a Consumers Against Supermarket Privacy
Invasion (CASPIAN, ou Consumidores contra a Invasão de Privacidade em
Supermercados em português) já se manifestou contra o teste - a organização
sem fins lucrativos até conseguiu que a Mark & Spencer se comprometesse a não
colocar leitores de etiquetas nos caixas por enquanto. Além disso, a rede de
lojas deve comunicar ostensivamente a seus clientes que está testando a nova
tecnologia.
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