Ingleses ganham PC grátis em troca de propaganda

Rafael Rigues

A Metronomy, empresa inglesa criada pelo empresário John Thornhill, pretende revolucionar o mercado de informática no Reino Unido distribuindo PCs de graça a qualquer interessado. A pegadinha? Usuários devem assistir a três minutos de propaganda em seus desktops por hora de uso do micro.

Ao receber seu PC gratuito o usuário preenche um formulário, informando à Metronomy sobre sua estrutura familiar, gostos pessoais, hábitos de compra, entre outros dados. Estas informações são usadas para categorizar os usuários, e mostrar apenas anúncios que sejam do seu interesse. Os comerciais aparecem na tela a cada 20 minutos de uso do computador, e podem ser atrasados em mais cinco minutos para que o usuário possa completar uma tarefa que não pode ser interrompida, como uma compra via Internet, por exemplo.

Para continuar funcionando, o computador deve ser usado por pelo menos uma hora por dia, 30 horas por mês. Um CD contendo novos anúncios, que devem ser instalados para garantir o funcionamento do computador, será enviado mensalmente a cada usuário. O PC também deve ser conectado à Internet pelo menos uma vez ao mês, através de uma conexão discada. Ao fim de 36 meses de uso, você poderá optar por substituir seu PC por um novo modelo, mediante a assinatura de um novo contrato, ou retornar a máquina em qualquer posto de coleta credenciado pela Metronomy.

As máquinas são desktops IBM, equipados com um processador Celeron de 2.4 GHZ, 256 MB de RAM, 40 GB de HD, placa de vídeo Intel onboard com 64 MB de vídeo, DVD-ROM, Modem 56K, monitor de 15 polegadas, Windows XP Home e três anos de garantia. O site da Metronomy já está aceitando pedidos, e os primeiros computadores devem ser entregues entre fevereiro e março de 2004.

Embora diga que esta é uma iniciativa pioneira a nível mundial, a idéia da Metronomy não é inédita. Entre 1998 e 1999 a FreePC oferecia PCs grátis a qualquer um que se dispusesse a dedicar um pouco do espaço em seu desktop a banners com propaganda, constantemente atualizados via Internet (a conexão também era grátis). Infelizmente, o plano de negócios não deu certo e a FreePC se fundiu à eMachines, fabricante de computadores pessoais de baixo custo.
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