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Ingleses
ganham PC grátis em troca de propaganda
Rafael Rigues
A Metronomy, empresa inglesa criada pelo empresário John Thornhill,
pretende revolucionar o mercado de informática no Reino Unido
distribuindo PCs de graça a qualquer interessado. A pegadinha? Usuários
devem assistir a três minutos de propaganda em seus desktops por hora de
uso do micro.
Ao receber seu PC
gratuito o usuário preenche um formulário, informando à Metronomy sobre
sua estrutura familiar, gostos pessoais, hábitos de compra, entre outros
dados. Estas informações são usadas para categorizar os usuários, e
mostrar apenas anúncios que sejam do seu interesse. Os comerciais
aparecem na tela a cada 20 minutos de uso do computador, e podem ser
atrasados em mais cinco minutos para que o usuário possa completar uma
tarefa que não pode ser interrompida, como uma compra via Internet, por
exemplo.
Para continuar
funcionando, o computador deve ser usado por pelo menos uma hora por dia,
30 horas por mês. Um CD contendo novos anúncios, que devem ser
instalados para garantir o funcionamento do computador, será enviado
mensalmente a cada usuário. O PC também deve ser conectado à Internet
pelo menos uma vez ao mês, através de uma conexão discada. Ao fim de 36
meses de uso, você poderá optar por substituir seu PC por um novo
modelo, mediante a assinatura de um novo contrato, ou retornar a máquina
em qualquer posto de coleta credenciado pela Metronomy.
As máquinas são
desktops IBM, equipados com um processador Celeron de 2.4 GHZ, 256 MB de
RAM, 40 GB de HD, placa de vídeo Intel onboard com 64 MB de vídeo,
DVD-ROM, Modem 56K, monitor de 15 polegadas, Windows XP Home e três anos
de garantia. O site da Metronomy já está aceitando pedidos, e os
primeiros computadores devem ser entregues entre fevereiro e março de
2004.
Embora diga que esta é
uma iniciativa pioneira a nível mundial, a idéia da Metronomy não é inédita.
Entre 1998 e 1999 a FreePC oferecia PCs grátis a qualquer um que se
dispusesse a dedicar um pouco do espaço em seu desktop a banners com
propaganda, constantemente atualizados via Internet (a conexão também
era grátis). Infelizmente, o plano de negócios não deu certo e a FreePC
se fundiu à eMachines,
fabricante de computadores pessoais de baixo custo.
Magnet
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