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Criadores brasileiros distribuem jogos
pela internet
THÉO AZEVEDO
da Folha de S.Paulo
No cada vez mais disputado mercado de games, o espaço dos desenvolvedores
nacionais é muito limitado. Por isso, vários estão partindo para a venda
independente: colocam na rede uma versão de demonstração e, se o usuário
gostar, deverá pagar para ter o jogo completo.
Renato Degiovani, 47, desenvolve jogos desde o início da década de 80 e tem
larga experiência no comércio independente de jogos. Diretor do site Tilt
Online (www.tilt.net), tem
diversos games oferecidos para venda via internet.
O principal é Amazônia, desenvolvido em 1983. Trata-se de um jogo no estilo
aventura, em que o jogador se vê em plena selva amazônica após o pouso forçado
de um avião e tem de sobreviver aos perigos do local. Amazônia custa R$ 4,80 e
pode ser adquirido no site JogosNet (www.jogosnet.com),
que reúne várias criações nacionais independentes.
Só em dezembro, o jogo foi baixado mais de 2.700 vezes. "O mercado
independente tem um potencial incrivelmente grande e está praticamente
inexplorado", afirma Degiovani.
Outro jogo que pode ser encontrado no JogosNet é o FutSim, um simulador on-line
de técnico de time de futebol que, atualmente, conta com cerca de 300
assinantes, em planos de pagamento por mês, semestre ou ano. Apesar do relativo
sucesso, André Araújo, 31, um dos administradores de FutSim, não esconde a
preferência pelo esquema tradicional de distribuição, com as cópias nas
prateleiras das lojas. "Só que isso custa caro", lamenta.
Os melhores estrangeiros
O site norte-americano Gametunnel (www.gametunnel.com),
cujo conteúdo é voltado à produção independente de jogos, elaborou o
ranking de 2003.
Starscape, da Moonpod (www.moonpod.com),
é um misto de ação e estratégia em ambiente espacial.
A bordo de uma estação de pesquisa espacial, é preciso sair pelo espaço
sideral em busca de recursos para tentar restabelecer os sistemas de arma da
estação e, finalmente, sair dali.
Orbz, embora escolhido como o melhor para jogar on-line, é bastante divertido
mesmo quando usado por apenas um jogador. O usuário controla uma esfera em um
cenário tridimensional e deve arremessá-la para ganhar pontos. Pegue a versão
demo em www.21-6.com/orbz.asp.
Já Ultra Assault, eleito o dono do melhor visual, põe você no papel de piloto
de uma aeronave, com visão aérea do cenário, em um estilo bastante conhecido
dos videogames de 8 e de 16 bits.
A demo está em www.smallrockets.com/pc/ultraassault/downloads.htm.
Todas as indicações da eleição feita pelo Gametunnel estão em www.gametunnel.com/html/section-4.html.
E mais jogos brasileiros independentes podem ser encontrados em www.unidev.com.br/projetoexibe.asp.
Théo Azevedo é editor do site www.theogames.com.br
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