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Afinal,
para que um site?
Você já deve ter ouvido por ai coisas como "faça um site para
sua empresa" ou ainda a pergunta com expressão de surpresa "O
que! Sua empresa ainda não tem um site?". Mas afinal, para que
serve um site?
Um
site pode ser entendido como uma "extensão" da empresa, uma
divisão virtual, na verdade uma poderosa divisão aberta 24h por dia
todos os dias da semana. Se o cliente resolve tirar alguma dúvida em
relação à sua empresa, serviços ou mesmo fazer uma crítica em pleno
domingo, ele poderá fazê-la sem necessitar que haja uma pessoa do
outro lado para ouvi-lo. Na manhã seguinte você chega no trabalho,
liga o computador, lê seus e-mails e pronto, lá está o contato do
cliente esperando para ser encaminhado ao departamento responsável pelo
assunto em pauta.
São
inúmeras as razões que justificam a existência de um site. Mas para
que ele cumpra o papel idealizado é necessário muito planejamento e não
uma simples transcrição de uma propaganda impressa, por exemplo. Não
adianta desenvolver um site baseado simplesmente em um folder da
empresa. Um site profissional exige trabalho de profissionais, que
pensem como a informação será distribuída, qual deve ser o tipo do
conteúdo, como o design deverá ser construído para atender às
necessidades, que tecnologias deverão ser usadas, etc. Por isso, avalie
bem antes de investir em um projeto Web só porque lhe passaram um orçamento
"baratinho". Coloque-se no lugar das pessoas que irão usar o
site que estão lhe propondo e faça algumas perguntas a você mesmo: Eu
visitaria novamente este site? Ele tem um conteúdo que prende minha
atenção? Este site passa realmente a missão da empresa?
Inicialmente
um design bonito atrai a atenção dos usuários, mas o fator que faz
com que ele se torne um visitante freqüente (que é o que todos querem)
é, sem dúvida, um conteúdo de qualidade que contenha informações
interessantes, dirigidas aos usuários e fáceis de serem encontradas. O
conteúdo é o "coração" do site e se ele não for bem
resolvido o site pode se tornar mais um "bonitinho, mas ordinário".
A Internet é uma mídia "viva" e para que um site se destaque
dos outros é imprescindível que seu conteúdo seja atualizado
periodicamente e isso não é feito sozinho, portanto será necessário
que existam pessoas para administrá-lo e fazer as atualizações necessárias.
Um
site bem elaborado é um excelente meio para alavancar novos negócios.
Através dele acabam as distâncias geográficas e qualquer empresa ou
mesmo profissional autônomo pode apresentar seus produtos e serviços
em lugares que nunca imaginou sem sair de seu local de trabalho. No
relacionamento com os clientes o site pode se tornar um diferencial da
empresa no pré, durante e pós-venda. Se o cliente desejar saber como
está o andamento do trabalho, ele coloca sua senha e acessa uma área
restrita onde poderá ver em que etapa está o projeto, um histórico do
mesmo e ainda fotografias do processo de produção. Some a esta área
também, a possibilidade de poder deixar disponível ao cliente qualquer
tipo de documento, como manuais técnicos, por exemplo. Caso haja alguma
mudança no manual, basta você atualizá-lo no site e pronto. Nada de
gastar dinheiro imprimindo tudo de novo.
Com
o site fica muito mais fácil manter os clientes sempre bem informados.
Se a pessoa quiser, podemos enviar uma newsletter (um e-mail customizado
seguindo o padrão visual do site) com todas as novidades da empresa e
talvez, quem sabe, um novo serviço que se encaixa perfeitamente no que
ele precisa.
A
economia que a Internet proporciona às empresas é grande e não se
limita apenas ao lado financeiro. A web também extrapola essa fronteira
diminuindo incrivelmente o tempo de disseminação de informações
entre empresa-cliente, e o melhor é que essa integração não depende
de local é nem hora. Independente de onde você esteja a comunicação
estará lá a espera de visitantes para consumi-la.
Os
clientes estão agora muito próximos das corporações, na verdade estão
dentro delas contribuindo para a melhoria dos produtos. E quem ganha com
isso? As duas partes. Se a empresa souber aproveitar a maciça
quantidade de opiniões, sugestões e críticas que chegam dos seus
consumidores, ela conseguirá adequar seu produto às reais necessidades
que as pessoas têm. É uma pesquisa de mercado em tempo real. Os
consumidores, por sua vez, poderão contar com produtos melhores. O
resultado é: sorrisos para ambos os lados.
E
você ainda pergunta para que um site!
Luis
Fernando Carvalho e Silva é jornalista com pós-graduação
em Marketing e sempre trabalhou com comunicação e design, mais
precisamente na área de criação e redação publicitária. Trabalha
com elaboração de conteúdo e arquitetura da informação destinados a
web, onde aprendeu a importância de um texto bem produzido e
navegabilidade simples para a completa funcionalidade de um site.
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