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Tempo que aposentados navegam
na internet cresce 85%
JULIANA CARPANEZ
da Folha Online
No último trimestre do ano passado, o tempo médio de uso residencial da web
entre os brasileiros aposentados foi de 29 horas e 45 minutos --um aumento de
85% em relação às 16 horas e 01 minutos do primeiro trimestre de 2004. As
informações são do relatório trimestral Web Brasil, do Ibope//NetRatings.
Já a quantidade de horas de conexão entre o grupo formado por pessoas acima
dos 55 anos passou de 21 horas e 30 minutos para 26 horas e 32 minutos no mesmo
período. Durante a navegação residencial, um dos focos desses usuários está
nos sites de notícias --a Folha Online está entre as páginas mais
visitadas pelo grupo.
O aumento de horas de navegação entre o público mais velho está ligado a
dois determinantes. O primeiro deles é o fato de que, teoricamente, os
aposentados têm mais tempo para navegar em suas casas do que aqueles que
trabalham ou estudam.
O segundo, e talvez mais importante, tem como base a evolução tecnológica da
rede. Esse desenvolvimento considera itens como banda larga e programas que dão
ênfase ao papel social da rede --sites de relacionamento, além daqueles que
permitem a criação de blogs e de álbuns de fotos, por exemplo.
No ano passado, o número de usuários residenciais com conexões de alta
velocidade aumentou 20%. Já o acesso a sites de comunidades [salas de bate-papo
e páginas pessoais, que incluem blogs e sites de relacionamento] e e-mail
respondem atualmente por mais de 30% do tempo total de uso da web.
"Notamos um movimento de transição na internet, que deixou de ser apenas
um meio de distribuição de conteúdo, para tornar-se uma ferramenta de
relacionamento social e comercial", afirma Marcelo Coutinho Lima,
diretor-executivo do IBOPE Inteligência, responsável pela elaboração do
estudo.
No final de 2004, diz o relatório, os sites de comunidades responderam por
19,5% do tempo total de navegação residencial no Brasil. As páginas de e-mail
ficaram com 12,4% e os sites de bancos e serviços financeiros, com 6,1%. Já os
endereços de notícias responderam por 3%, próximos dos sites de fotografia
(3,3%), jogos on-line (2,9%) e governo (2,9%).
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