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Diversão, serviços e governo
dominam presença na rede
JULIANA CARPANEZ
da Folha Online
A expansão do uso da banda larga no Brasil favorece o acesso virtual a conteúdo
multimídia --alternativa popular entre internautas locais, que vêem o
entretenimento como uma das prioridades no uso da rede. Vídeo e áudio dividem
a categoria "lazer virtual" com os blogs, fotologs, sites de
relacionamento e comunicadores instantâneos, que também estão entre os
queridinhos locais.
"Existe uma ênfase no entretenimento, pois a internet brasileira é muito
mais criativa e comunicativa que as demais", afirma Bob Wollheim, um dos
brasileiros pioneiros da rede no país, que montou a produtora Yes!Design em
1995.
Na área de entretenimento, especialistas citam os blogs e fotologs como fenômenos
recentes da internet brasileira. "Esse tipo de publicação mudou o eixo da
comunicação, deixando clara a importância da informação descentralizada. É
a massa sem rosto falando para seus pares", diz Alexandre Sanches Magalhães,
analista de internet do IBOPE//NetRatings.
Maturação
As alternativas para entretenimento se consolidaram nesses dez anos de internet
comercial no Brasil, mas nem só de Orkut e comunicadores instantâneos vive a
rede local.
"Chegamos ao início maturação, período em que já sabemos o que
funciona na rede. A internet brasileira caminha agora para um modelo adotado nos
EUA desde o início, que é valorização da oferta de serviços", afirma
Wollheim.
O comércio eletrônico tornou-se parte importante desse cenário --entre 2001 e
2005, o faturamento do setor teve crescimento nominal (sem descontar a inflação)
de 400%. De acordo com a e-bit, que divulgou o valor, o número de pessoas que
compraram pelo menos uma vez pela web subiu de 700 mil para 3,25 milhões
durante o mesmo período.
Para Magalhães, do IBOPE//NetRatings, os sites que funcionam como buscadores de
preços contribuíram para uma mudança no perfil das compras virtuais.
"Antes, os internautas davam prioridade às lojas virtuais conhecidas,
enquanto hoje o foco é o preço", afirma.
Governo
O governo brasileiro não poderia assistir a essa evolução da internet local
sem pegar uma carona no sucesso da ferramenta de comunicação. Por isso, passou
a criar canais para se relacionar com os cidadãos, oferecendo serviços e
informações oficiais.
Uma das iniciativas de maior sucesso é a declaração de Imposto de Renda pela
internet. Essa novidade entrou no ar em 1997 e, no ano seguinte, foi utilizada
por cerca de 12,5 milhões de brasileiros. Em 2005, o número de contribuintes
chegou a 20,5 milhões, o que representa 98% das declarações.
Há uma tendência para que as relações entre governo e cidadão fiquem ainda
mais próximas com o M-Gov
(Mobile Government), uma alternativa já utilizada, mas ainda pouco
divulgada. Trata-se da oferta de informações de órgãos governamentais via
telefones celulares e outros equipamentos portáteis, como PDAs.
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