|
Rede vive nova "revolução"
com micro mais barato e telecentros
JULIANA CARPANEZ
da Folha Online
A internet comercial brasileira, que completa dez anos de existência neste mês,
pode sofrer mudanças impactantes com a popularização do acesso. Entre os
"facilitadores" para essa transformação estão o programa
governamental PC Conectado (micro e acesso mais baratos) e também os
telecentros (uso gratuito da rede e cursos).
O impacto aconteceria porque o perfil dos internautas locais é composto,
principalmente, pelas classes A e B --público que utiliza internet banking,
compra em lojas virtuais e tem acesso à banda larga. Atualmente, cerca de 17,5%
dos brasileiros têm acesso à web.
"Se essas iniciativas de popularização tiverem sucesso, a internet
brasileira vai mudar de cara", afirma Alexandre Sanches Magalhães,
analista de internet do Ibope/NetRatings.
Segundo o especialista, a transformação está ligada às prioridades
oferecidas pela internet. Assim, o acesso aos serviços bancários --algo
bastante popular entre o atual público-- terá de dividir espaço com
iniciativas educacionais, por exemplo.
Outra possibilidade é a intensificação do uso da internet como ferramenta
para que as pessoas melhorem de vida. Dessa forma, usuários de classes hoje
excluídas digitalmente poderão trocar experiências, adquirir informações
específicas sobre suas atividades profissionais e também anunciar produtos e
serviços no universo virtual.
Os anúncios, que com a adesão à banda larga tornaram-se mais animados e
interativos, podem ser simplificados nos sites voltados para os novos
internautas --a princípio, os usuários do PC Conectado terão conexão
discada.
"As possibilidades são muitas, mas ainda é impossível precisar o que vai
acontecer", diz Magalhães.
|
|
|